Roberto Cyborg | Foto: divulgação

Roberto Cyborg é multicampeão de jiu-jitsu | Foto: divulgação

Em busca da valorização da arte suave, o Blog Clube da Luta/O POVO convidou um multicampeão na modalidade para abordar os temas do momento com os fãs do esporte. Roberto ‘Cyborg’ Abreu, faixa-preta graduado por Francisco ‘Toco’ Albuquerque da Nova Geração, conhecido por sua guarda tornado, é o novo colunista do Clube e terá seus textos publicados mensalmente. O primeiro será publicado nesta quarta-feira, 27!

Atualmente, Cyborg vive em Miami, Estados Unidos, onde comanda a equipe dele, a Fightsports. O atleta do Mato Grosso do Sul é um dos mais respeitados e bem-sucedidos da sua geração. Entre os títulos do faixa-preta, Roberto Abreu conquistou a medalha de ouro na categoria absoluto do ADCC, em 2013, na China.

Roberto Abreu, o Cyborg, ganhou esse apelido em 2000, após sofrer um acidente de carro, no qual teve o seu braço bastante machucado. Na época, os médicos disseram que a fera, ainda faixa-azul, nunca voltaria a mexer o braço novamente. O atleta levou mais de 300 pontos.

+ Por dentro do Abu Dhabi Pro 2015 com Roberto Cyborg

Sinônimo de superação, o ‘pantaneiro’ retornou aos tatames quatro meses depois e conseguiu ficar em 2º lugar no Campeonato Brasileiro. Em seguida, ele recebeu o apelido de ‘Cyborg’ de Isaías, um faixa-preta de Carlson Gracie.

Confira a guarda tornado:
[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=bQ1UG6PAwuU[/youtube]

Relembre
Em 2013, Roberto Cyborg esteve em Fortaleza para comandar um seminário. Na oportunidade, o Clube da Luta conversou com o atleta. Veja:
[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=8GqvJg04KSg[/youtube]

Principais títulos
Campeão ADCC – Absoluto – 2013
Campeão Mundial NoGi – peso e absoluto – 2010 e 2012
Campeão Brasileiro
Campeão Europeu
Campeão Pan-Americano
Campeão Brasileiro de Luta Greco-Romana (Membro da seleção brasileira)

About the Author

Bruno Balacó

Jornalista esportivo do Grupo de Comunicação O POVO. Redator do site de esportes do jornal O POVO (Portal Esportes O POVO) e repórter do caderno de esportes do O POVO. Comentarista esportivo da Rádio O POVO/CBN, da TV O POVO e titular blog Gol e do blog Clube da Luta do O POVO Online

View All Articles