Sertanejo venceu por finalização no primeiro round | Foto: UFC/Divulgação

Sertanejo venceu por finalização no primeiro round | Foto: UFC/Divulgação

A primeira luta de Felipe Sertanejo fora do Brasil pelo UFC não poderia ter tido saldo melhor. Em sua estreia pelo peso-galo (até 61,2kg), neste domingo, dia 23, no UFC Fight Night 74, realizado no Canadá, o paulistano finalizou o haitiano naturalizado canadense Yves Jabouin com uma chave de braço ainda no primeiro round. De quebra, com sua quarta vitória no octógono em oito lutas, ainda faturou o bônus de “Performance da Noite”, no valor de US$ 50 mil (aproximadamente R$ 189 mil).

Formado pela Chute Boxe Diego Lima, tradicional equipe de muay thai, Felipe chegou a dizer antes da luta que imaginava que o duelo contra Jabouin pudesse acabar indo para o chão. Dentro do octógono, se mostrou preparado, comprovando que a finalização não foi um golpe de sorte. “Treinei muito atacar o braço a semana toda, tanto por cima, quanto por baixo. Estou treinando cada vez mais meu jiu-jitsu para, se cair no chão, eu não me preocupar muito com isso”, explica. “Estou muito feliz com essa vitória e mais feliz ainda com o prêmio de ‘Performance da Noite’. Tudo o que planejamos e treinamos aconteceu no domingo”.

Momento em que brasileiro finalizou o oponente | Foto: UFC/Divulgação

Momento em que brasileiro finalizou o oponente | Foto: UFC/Divulgação

Antes de liquidar Jabouin, no entanto, Sertanejo passou por certa dificuldade durante o primeiro assalto. O brasileiro foi derrubado pelo canadense logo no início do duelo, e vinha sofrendo com o ground and pound durante boa parte dos quatro minutos iniciais, até que faltando 39 segundos para o fim, colocou o jiu-jitsu em prática e conquistou sua primeira vitória por finalização pelo UFC, porém a quinta na carreira desta forma.

“Ele entrou com a queda no tempo certo e não deu nem tempo para pensar. Eu não quis amarrar e tentar segurar a pressão até o fim do round, até porque, lá dentro, a gente não tem muita noção do tempo que falta”, comenta o lutador. “Tentei encaixar o triângulo primeiro, mas ele saiu bem, então vi que ele não era tão leigo no chão. Depois, fugi um pouco o quadril e vi que ele não deu uma ‘posturada’, ele entrou para dentro, e foi aí que resolvi atacar o braço. Busquei a perna e consegui fazer a raspagem para cair com a chave de braço encaixada”.

Com a vitória, Felipe chega ao seu quarto triunfo em oito lutas no UFC – são mais três derrotas e um empate. A estreia com o pé direito na nova divisão de peso, uma abaixo em relação a dos penas (até 66,2kg), pela qual sempre lutou, anima o paulistano, que não espera luta fácil em seu próximo compromisso, e anseia, pela primeira vez na organização, conquistar duas vitórias consecutivas.

“Eu me senti muito bem na nova divisão. Eu lutava nos penas porque tinha preguiça de fazer dieta e cortar peso, essa é a verdade. Creio que essa é a minha categoria e tenho certeza que esse é só o início de uma nova era do Sertanejo no UFC. Espero sempre uma guerra para minha próxima luta, porque aqui o nível é muito alto, não tem jeito. Vou estar mais preparado para, se Deus quiser, engrenar uma sequência de vitórias”, conclui Felipe.

MMA, UFC

About the Author

Bruno Balacó

Jornalista esportivo do Grupo de Comunicação O POVO. Redator do site de esportes do jornal O POVO (Portal Esportes O POVO) e repórter do caderno de esportes do O POVO. Comentarista esportivo da Rádio O POVO/CBN, da TV O POVO e titular blog Gol e do blog Clube da Luta do O POVO Online

View All Articles