Minotauro lutou 45 vezes na carreira. Foto: UFC/Divulgação

Minotauro lutou 45 vezes na carreira. Foto: UFC/Divulgação

Ponto final em uma carreira marcada por grandes conquistas. Rodrigo Minotauro anunciou nesta terça-feira, dia 1º de setembro, em coletiva de imprensa no Rio de Janeiro, sua aposentadoria do MMA.

Ídolo nacional do esporte, com reconhecimento e fãs no mundo inteiro, Minotauro parte agora um novo desafio profissional, em que será Embaixador de Relacionamento com Atletas do UFC Brasil, fazendo a ligação da organização com atletas, patrocinadores, mídias e órgãos governamentais.

Minotauro despede do octógono com um cartel de 45 lutas, com 34 vitórias, 10 derrotas e 1 empate. Aos 39 anos, Antônio Rodrigo Nogueira, o Minotauro, lutou MMA profissional por 16 anos e conquistou o cinturão em três das mais prestigiadas organizações de artes marciais do mundo: o UFC (peso-pesado interino em 2008), Pride (peso-pesado entre 2001 e 2003) e Rings – King of Kings (em 2000).

Além disso, protagonizou lutas épicas, como a batalha em que venceu de forma incrível o americano Bob Sapp, além de combates lendários contra Mirko Cro Cop, Fedor Emilialenko, Dan Henderson e Randy Couture.

O Estado do Ceará ocupa alguns dos capítulos da trajetória de Minotauro. E o blog Clube da Luta relembra momentos marcantes que o ex-campeão do Pride e do UFC viveu em Fortaleza. Confira!

1) Jungle Fight em Fortaleza

Minotauro ajudou a divulgar o Jungle Fight em Fortaleza, em 2009. Foto: Arquivo O POVO

Minotauro ajudou a divulgar o Jungle Fight em Fortaleza, em 2009. Foto: Arquivo O POVO


Em 2009, Rodrigo Minotauro foi peça-chave na divulgação da primeira edição do Jungle Fight (maior evento de MMA da América Latina) em Fortaleza. Com a presença do irmão dele, Rogério Minotouro, na luta principal, o evento foi um sucesso e lotou o ginásio Paulo Sarasate no dia 9 de maio de 2009.

2) Luta com Fabrício Werdum no TUF Brasil Finale 2

Lutou com Werdum nas finais do TUF Brasil 2, em Fortaleza. Foto: Arquivo O POVO

Lutou com Werdum nas finais do TUF Brasil 2, em Fortaleza. Foto: Arquivo O POVO


Fortaleza foi palco da primeira luta de Rodrigo Minotauro em solo nordestino. No dia 8 de junho de 2013, ele enfrentou o gaúcho Fabrício Werdum na luta principal da edição do UFC realizada em Fortaleza, o TUF Brasil 2 Finale. O duelo ocorreu no ginásio Paulo Sarasate e a luta terminou com vitória de Werdum por finalização. Foi o antepenúltimo combate da carreira de Minotauro.

3) Reencontro com Bob Sapp

Reencontro com Bob Sapp ocorreu no Paulo Sarasate. Foto: Igor de Melo/O POVO)

Reencontro com Bob Sapp ocorreu no Paulo Sarasate. Foto: Igor de Melo/O POVO)

Em agosto de 2013, Minotauro voltou a Fortaleza para um reencontro histórico, em que ficou frente a frente com o americano Bob Sapp, com quem protagonizou a luta mais dura e marcante de sua carreira, em 2002, no Pride. O reencontro ocorreu durante o OX MMA Event, no ginásio Paulo Sarasate.

Lado a lado no octógono, Minotauro e Sapp assistiram no telão o embate entre eles e recordaram essa página importante na trajetória de ambos. “Foi a luta mais disputada da minha carreira. Uma luta difícil pra mim. A luta mais duradoura e também uma das lutas mais assistidas pelos fãs. É uma honra estar aqui com o Bob Sapp revivendo esse momento, em Fortaleza”, declarou Minotauro. O blog Clube da Luta registrou esse momento. Confira!

[youtube]https://youtu.be/b7VS8vRmekw[/youtube]

Imagens: Bruno Balacó/O POVO 

4) Doação de octógono para projeto social

cuca-barra


Mostrando seu lado social, Minotauro decide doar um octógono, com o padrão UFC, ao Cuca Barra (Centro Urbano de Cultura, Arte, Ciência e Esporte, que é um projeto social que atende jovens da periferia de Fortaleza) em outubro de 2013. A ação beneficiou 300 jovens, que utilizam o equipamento para a prática de esportes de luta.

5) Inauguração de academia em Fortaleza

Irmãos Nogueira na inauguração da academia. Foto: Edimar Soares/O POVO

Irmãos Nogueira na inauguração da academia. Foto: Edimar Soares/O POVO


Em outubro de 2013, Minotauro, ao lado do irmão Minotouro, inaugura a academia Team Nogueira Fortaleza, franquia idealizada e comandada por eles. Foi a primeira unidade instalada no norte-nordeste, que com instalações situadas no bairro Sapiranga. A inauguração conta com noite de autógrafos.

 

About the Author

Bruno Balacó

Jornalista esportivo do Grupo de Comunicação O POVO. Redator do site de esportes do jornal O POVO (Portal Esportes O POVO) e repórter do caderno de esportes do O POVO. Comentarista esportivo da Rádio O POVO/CBN, da TV O POVO e titular blog Gol e do blog Clube da Luta do O POVO Online

View All Articles