*Texto publicado na coluna do Clube da Luta no jornal O POVO, assinada por Daniel Santos, todas as sextas-feiras

Aldo e McGregor posam para fotos durante a parada da turnê mundial do UFC 189, no Rio de Janeiro | William Lucas / Inovafoto

Aldo e McGregor fazem a luta mais aguardada do ano | William Lucas / Inovafoto

Dos mais de dez eventos que serão realizados pelo UFC ainda em 2015,quatro são de grande porte: em outubro, Daniel Cormier e Alexander Gustafsson; Ronda Rousey e Holly Holm medem forças em novembro; em dezembro, o UFC 194 terá José Aldo e Chris Weidman contra Conor McGregor e Luke Rockhold, respectivamente, e ainda Rafael dos Anjos contra Donald Cerrone em UFC Fight Night.

Daniel Cormier x Alexander Gustafsson: depois de conquistar o título dos meio-pesados em cima de Anthony Johnson, Cormier deixou clara sua intenção de revanche diante do suspenso Jon Jones. No entanto, depois de ter sido derrotado pelo ex-campeão, Cormier deveria focar 100% em Gustafsson, dia 3 de outubro, em Houston (EUA).

Cormier celebrando o novo título. Foto: UFC/Divulgação

Cormier vai defender o título pela primeira vez contra Gustafsson. Foto: UFC/Divulgação

A luta tende a ser equilibrada, mas se repetir o jogo convincente de wrestling e boxe da última atuação, o campeão tem tudo para manter o título. O desafiante é mais alto e se usar bem a envergadura e mantiver a distância poderá encaixar seu jogo nocauteador.

Ronda Rousey x Holly Holm: favorita contra qualquer adversária, Ronda Rousey terá oponente ‘mais calma’ no desafio do dia 14 de novembro, em Melbourne (Austrália). O clima – diferente do que aconteceu contra Bethe Correia – é de respeito entre as lutadoras.

Ronda segue invicta e campeã do UFC | Alexandre Loureiro/inovafoto

Ronda encara Holly Holm – adversária é uma real ameaça ao título da campeã dominante | Alexandre Loureiro/inovafoto

Holly Holm ainda está invicta depois de nove lutas na carreira, mas é zebra diante da campeã, que possui 12 triunfos, nunca foi superada e buscará a 7ª defesa de cinturão. Com judô sempre afiado, Ronda provavelmente está a caminho de mais uma vitória por nocaute ou finalização.

UFC 194 – José Aldo x Conor McGregor e Chris Weidman x Luke Rockhold: duas lutas que prometem equilíbrio no dia 12 de dezembro. Nos médios, Weidman e Rockhold estão em alta. Em pé, nenhum possui forte poder de nocaute; no chão o campeão leva vantagem. Já José Aldo pode se complicar diante de um McGregor provocador e agressivo.

Melhor atleta, o brasileiro precisa estar 100% focado na luta, não cair no estilo do irlandês e impor seu jogo. Mesmo se for derrotado, o brasileiro terá chances na revanche, assim como aconteceu em Anderson x Weidman e Barão x TJ Dillashaw. De todos os combates, José Aldo x Coner McGregor é, sem dúvida, o mais aguardado.

Rafael dos Anjos x Donald Cerrone: no dia 19 de dezembro, em Orlando (EUA), o brasileiro defenderá o cinturão dos leves pela 1ª vez, em revanche diante de Donald Cerrone. O americano se movimenta bem, sabe aplicar sequência de golpes e é duro na queda, mas o brasileiro já conhece o caminho da vitória.

Evento
Fortaleza recebe no dia 2 de outubro o WGP Kickboxing, tido como o maior evento da modalidade na América Latina. A competição, no Ginásio da Parangaba, terá 13 lutas casadas e um GP com quatro participantes

About the Author

Bruno Balacó

Jornalista esportivo do Grupo de Comunicação O POVO. Redator do site de esportes do jornal O POVO (Portal Esportes O POVO) e repórter do caderno de esportes do O POVO. Comentarista esportivo da Rádio O POVO/CBN, da TV O POVO e titular blog Gol e do blog Clube da Luta do O POVO Online

View All Articles