Cyborg luta pelo cinturão dos pesos-penas feminino. Já Demian tenta o título dos meio-médios. Foto: Site oficial do UFC

O lance é espantar a zica, porque 2017 vem sendo um ano difícil para os brasileiros no UFC. Este ano, o País amargou derrotas nas quatro disputas de título que participou, com as derrotas José Aldo (perdeu cinturão do peso-pena), Wilson Reis (peso-mosca), Jéssica Bate-Estaca (peso-palha feminino) e Júnior Cigano (peso-pesado). Neste sábado (29), na badalada edição 214, em Anaheim (EUA), o Brasil tem oportunidade única de quebrar esse jejum e faturar dois cinturões de uma tacada só.

Na divisão dos meio-médios, o paulista Demian Maia encara o atual campeão da categoria, o americano Tyron Woodley, no co-evento principal da noite. Esta é a segunda vez que o brasileiro disputa um título. Em 2010, enfrentou e perdeu por pontos para Anderson Silva na luta pelo cinturão dos médios. Mais maduro (39 anos) e vivendo a melhor fase na carreira, ele aposta todas as suas fichas no seu jiu-jitsu refinado para surpreender Woodley e colocar o País no topo da categoria pela 1ª vez na história.

Quem também sobe ao sobe ao octógono em busca de um título inédito é Cris Cyborg. A paranaense, que já foi campeã de outras duas organizações (Strikeforce e Invicta FC), enfrenta a americana Tonya Evinger pelo cinturão dos pesos-penas feminino. Invicta há 18 lutas e embalada por duas grandes vitórias por nocaute, Cyborg ostenta o maior favoritismo de todo o card do UFC 214, que é capitaneado pela disputa de cinturão dos meio-pesados entre Daniel Cormier e Jon Jones.

Se confirmadas, as vitórias de Cris e Demian voltariam a colocar o Brasil em posição de destaque no UFC, com três títulos. Atualmente, o País conta apenas com o cinturão dos pesos-galos feminino de Amanda Nunes, que tem defesa de cinturão marcada para 9 de setembro, contra Valentina Shevchenko, no UFC 215.

Atualmente, os Estados Unidos ocupam a posição de hegemonia, com seis campeões. Em seu melhor momento na organização, em 2012, o Brasil chegou a liderar quatro categorias, com Renan Barão, Júnior Cigano, José Aldo e Anderson Silva.

LEIA TAMBÉM: 

http://blog.opovo.com.br/clubedaluta/video-ufc-214-marca-o-retorno-de-jon-jones-na-revanche-mais-aguardada-dos-ultimos-anos/

SERVIÇO
UFC 214
Data: 29 de julho
Local: em Anaheim (EUA)
Horário: a partir das 19h30min
Transmissão: Canal Combate (pay per view)
CARD PRINCIPAL 
Daniel Cormier x Jon Jones
Tyron Woodley x Demian Maia
Cris Cyborg x Tonya Evinger
Robbie Lawler x Donald Cerrone
Jimi Manuwa x Volkan Oezdemir
CARD PRELIMINAR 
Ricardo Lamas x Jason Knight
Aljamain Sterling x Renan Barão
Renato Moicano x Brian Ortega
Andre Fili x Calvin Kattar
Kailin Curran x Alexandra Albu
Eric Shelton x Jarred Brooks
Josh Burkman x Drew Dober

About the Author

Bruno Balacó

Jornalista esportivo do Grupo de Comunicação O POVO. Redator do site de esportes do jornal O POVO (Portal Esportes O POVO) e repórter do caderno de esportes do O POVO. Comentarista esportivo da Rádio O POVO/CBN, da TV O POVO e titular blog Gol e do blog Clube da Luta do O POVO Online

View All Articles