Breno (à direita) é o único cearense na delegação que embarca para Santiago. Foto: Renato Aoki

Principal nome da nova geração de caratecas do Estado, Breno Mateus de Sousa Teixeira está prestes a embarcar em busca de mais uma conquista para sua vitoriosa carreira. Este mês, entre os dias 11 e 17, ele disputa a 32ª edição do Campeonato Pan-Americano de Karatê, em Santiago, no Chile. Breno é o único cearense convocado para defender a seleção brasileira na categoria sênior masculino até 67kg. Motivado por uma preparação intensa, Breno viaja sabendo bem aonde chegar na competição. “Estou treinando para ser campeão, pois no sul-americano no Equador perdi e isso me motivou para treinar ainda mais, dar a volta por cima e ser campeão agora no Chile”, revelou à coluna o atleta de 22 anos, que é pupilo do mestre faixa-preta de karatê William Cardoso.

Em seu currículo, Breno Mateus, que pratica o esporte desde os cinco anos, conta com vários feitos: o bicampeonato sul-americano sênior, a medalha de bronze no pan-americano sênior, além do título de campeão mundial de karatê, em 2013, na cidade de Guadalajara, na Espanha. Bruno integra a seleção brasileira de karatê desde 2009 e vive o melhor momento de sua carreira. E sonha alto. “Atualmente, divido o esporte com a faculdade de Engenharia Mecânica. Mas o meu principal foco são as Olimpíadas de 2020, em Tóquio”, afirma. Na próxima segunda-feira, Breno Mateus embarca para uma semana de treinamentos em Ribeirão Preto-SP. De lá, segue para Santiago. De olho no pódio.

PRIME KICKBOXING

A agenda do fim de semana reserva uma atração interessante para os fãs de luta em Fortaleza. Vai rolar neste sábado (1º) a 1ª edição do Prime Kickboxing, a partir das 18h, no shopping RioMar Kennedy. O evento traz um nome de peso para a luta principal: o paulista Vinícius Bereta, veterano do WGP (principal organização de kickboxing da América Latina). Em duelo da categoria até 67kg, ele enfrenta o o experiente Carlos Frota, cearense da equipe V8, de Fortaleza. No co-main event, um duelo nordestino, em que o sergipano Williames Chacal mede forças contra o cearense Wheber Gorilão. Os ingressos para acompanhar o evento custam entre R$ 30 (cadeira) e R$ 50 (área VIP).

*Reprodução da coluna publicada no jornal O POVO nesta sexta-feira 01.06.18

About the Author

Bruno Balacó

Jornalista esportivo do Grupo de Comunicação O POVO. Redator do site de esportes do jornal O POVO (Portal Esportes O POVO) e repórter do caderno de esportes do O POVO. Comentarista esportivo da Rádio O POVO/CBN, da TV O POVO e titular blog Gol e do blog Clube da Luta do O POVO Online

View All Articles