O acerto da luta entre Aldo e Moicano foi antecipado pelo site MMA Junkie. Foto: UFC/Divulgação

Conforme o Blog Clube da Luta antecipou com exclusividade na madrugada desta quarta-feira (12), José Aldo fechou acordo para lutar no card do UFC Fortaleza. Restava apenas encontrar um atleta à altura para desafiá-lo na edição que será realizada no dia 2 de fevereiro de 2019, no ginásio do CFO. O problema parece estar resolvido. Ao longo do dia, as negociações avançaram até que o Ultimate chegou a um consenso pelo adversário: o brasiliense Renato Moicano, atual nº 4 da categoria dos pesos-penas, duas posições abaixo de Aldo, que é o desafiante nº 2 da divisão. A definição do adversário foi noticiada em 1ª mão pelo site americano MMA Junkie. Os atletas e suas equipes já aceitaram o duelo e, com isso, o UFC deve oficializar a qualquer momento a realização do combate.

Por se tratar de um duelo de dois atletas que vêm de vitórias e estão bem ranqueados na categoria, o vencedor da luta têm tudo para conquistar o direito de disputar o cinturão logo na sequência, desafiando o atual campeão Max Holloway (que já derrotou Aldo duas vezes, tirando inclusive do brasileiro o cinturão que foi dele entre 2011 e 2015). Caso o duelo seja confirmado, José Aldo x Renato Moicano passaria a ser a co-luta principal do UFC Fortaleza, antecedendo o duelo principal, entre os pesos-galos Marlon Moraes e Raphael Assunção.

Enquanto Aldo vem embalado de vitória de nocaute sobre Jeremy Stephens em julho deste ano, Moicano vem de dois triunfos seguidos, sendo o último deles contra o americano Cub Swanson, com quem Aldo estava escalado para lutar inicialmente, no dia 26 de janeiro, no UFC Califórnia, mas o duelo acabou cancelado, a pedido de Swanson, que vive um drama familiar e pediu ‘um tempo’ para voltar a lutar. Com pressa retornar ao ringue, Aldo logo sugeriu que fosse escalado para lutar o quanto antes e sugeriu o UFC Fortaleza. Pedido aceito. O ex-campeão dos pesos-penas lutará pela 5ª vez no Brasil (as outras quatro foram no Rio de Janeiro, com três vitórias e uma derrota) e se apresentará pela 1ª vez no Nordeste. Ele já esteve outras vezes em Fortaleza, mas apenas fazendo presença VIP em eventos de MMA e na primeira vez que o Ultimate realizou edição na capital cearense, em 2013. Moicano, apesar de não ser conhecido do grande público, tem um cartel expressivo de 14 lutas, 13 vitórias e apenas uma derrota na carreira. Contratado pelo Ultimate em 2014, já fez 6 lutas na organização, conquistando 5 vitórias.

Até aqui, o card do UFC Fortaleza já conta com 11 lutas acertadas. Além de José Aldo x Renato Moicano e Marlon Moraes x Raphael Assunção, outros dois duelos merecem destaque: Demian Maia x Lyman Good e Thiago Pitbull (único cearense no atual elenco do UFC) x Max Griffin. Os ingressos para o evento estão a venda desde a semana passada, no site Tudus.com.br e loja oficial do UFC, instalada no Shopping Iguatemi. Preços a partir de R$ 75 (a meia dar arquibancada superior).

SERVIÇO

UFC Fortaleza

Data: 2 de fevereiro de 2019

Local: Centro de Formação Olímpica

Card de lutas (até o momento):

Peso-galo: Raphael Assunção x Marlon Moraes

Peso-pena: José Aldo x Renato Moicano

Peso-meio-médio: Demian Maia x Lyman Good

Peso-palha: Alexa Grasso x Marina Rodriguez

Peso-meio-médio: Thiago Pitbull x Max Griffin

Peso-pesado: Júnior “Baby” Albini x Dmitry Sosnovskiy

Peso-mosca: Mara Romero Borella x Taila Santos

Peso-mosca: Rogério Bontorin x Magomed Bibulatov

Peso-meio-médio: Bryan Barberena x Vicente Luque

Peso-meio-pesado: Johnny Walker x Justin Ledet

Peso-galo: Ricardo Carcacinha x Said Nurmagomedov

About the Author

Bruno Balacó

Jornalista esportivo do Grupo de Comunicação O POVO. Redator do site de esportes do jornal O POVO (Portal Esportes O POVO) e repórter do caderno de esportes do O POVO. Comentarista esportivo da Rádio O POVO/CBN, da TV O POVO e titular blog Gol e do blog Clube da Luta do O POVO Online

View All Articles