Iamik exibe com orgulho a bandeira de seu país ao ser coroado campeão do Action Fight. Foto: Alex Zenon/Divulgação

O estado do Ceará acaba de ganhar mais um representante no Bellator. Africano natural de Guiné Bissau e revelado para o mundo das lutas em Fortaleza, Iamik Furtado é o novo contratado da segunda maior organização de MMA do mundo, atrás apenas do UFC. Além dele, o outro representante cearense na companhia é a peso-mosca Ilara Joanne, que já fez duas lutas no evento.

Atleta da equipe V8, liderada por Fernando Moura, Iamik assinou contrato com a franquia norte-americana e já tem data, local e adversário para sua estreia. Sua estreia está marcada para o dia 22 de fevereiro, no Bellator ES (European Series), na 3Arena, em Dublin, na Irlanda. O adversário é o irlandês Kiefer ‘Big Daddy’ Crosbie. O combate é válido pela categoria 160 libras (72kg).

Hoje com 33 anos, Iamik surgiu para o mundo das lutas em Fortaleza, revelado pela equipe Dragon Kombat. Striker com base no sanda e kung fu, participou nos primeiros anos de eventos de kickboxing e muay thai. Depois, migrou para o MMA, chamando atenção no cenário local e conquistando o cinturão de sua categoria no Action Fight. Iamik Furtado chega ao Bellator cartel de sete lutas no MMA, com seis vitórias e apenas uma derrota. Após sofrer um revés em sua estreia, ele vem embalado por seis vitórias seguidas. A última delas, sobre Joelson Nascimento, em abril de 2019, no Shooto Brasil.

O adversário de Iamik, por sua vez, fez oito lutas na carreira, com sete vitórias e uma derrota. No Bellator, já se apresentou quatro vezes, com um retrospecto de três vitórias e uma derrota. Em sua última atuação, venceu o português Hugo Pereira, em setembro do ano passado. Crosbie é parceiro de treinos de Conor McGregor (atleta do UFC) e luta profissionalmente desde 2016.

Em entrevista exclusiva ao Blog Clube da Luta, Iamik conta que, para alçar voos maiores na carreira, precisou deixar Fortaleza e tentar a sorte na Europa. “Em setembro do ano passado, decidi partir para o Portugal, porque estava muito difícil no Brasil. Acreditei no meu empresário. Primeiro fui para Lisboa e depois para Porto, onde está meu empresário. Tô treinando na Porto Fight Club. Acreditei e tá dando certo. Eles observaram o meu estilo de luta e o currículo de luta. Gostaram muito. Acho que isso facilitou a contratação no Bellator, porque gostaram do meu estilo”, comentou Iamik, que é agenciado pela Is360 Sport Agency.

About the Author

Bruno Balacó

Jornalista esportivo do Grupo de Comunicação O POVO. Redator do site de esportes do jornal O POVO (Portal Esportes O POVO) e repórter do caderno de esportes do O POVO. Comentarista esportivo da Rádio O POVO/CBN, da TV O POVO e titular blog Gol e do blog Clube da Luta do O POVO Online

View All Articles