Foto: Divulgação

As praias de Barreiras e Redonda – ICAPUÍ, no Litoral Leste do Ceará, recebem nos dias 16, 17 e 18 de agosto, a décima terceira edição do Festival da Lagosta. Serão três dias de degustação, muita música, conscientização ambiental e formação com cursos nas áreas de cultura e turismo. O festival tem público cativo e seguidores vindos de diversas localidades para conhecer uma das iguarias mais apreciadas no Ceará.

A praia de Barreiras vai receber na sexta-feira (16) e no sábado (17), das 19h às 22h, o público do evento, na Arena Gastronômica, estrutura montada na praia com barracas oferecendo um cardápio a base de lagosta, principal ingrediente da festa, com preço bem acessível para os apreciadores do mariscos. No local, haverá também shows, nos dois dias, com a banda Kôka Mil e Art Brasil, de Icapuí.

Após apresentação da banda no espaço da Arena, a programação artística se volta para o palco montado na praia. Após às 22 horas de sexta-feira, o público vai dançar no ritmo do forró das antigas de Daniella Campelo, atração seguida pelo som elétrico da Banda Forró Real. E o sábado (17) já vem com outra batida, chega o som do pop music e reggae, no vozeirão de Ricardo Maia, artista cover do saudoso Tim Maia, e da Tribo de Jah.

No domingo (18), último dia do festival, as atividades seguem para a Praia da Redonda, onde, ao raiar do sol, tem competição de regata de botes, atividade tradicional dos festejos, além das ações voltadas para a responsabilidade ambiental, como a limpeza das praias e replantio de árvores. O festival encerra a edição 2019, no começo da tarde, com o show da banda Los Cacos.

Preparação

Antes do evento, profissionais de restaurantes, hotéis e pousadas vão participar de oficinas e capacitação em culinária, higiene, manipulação de alimentos e atendimento ao cliente. Já as práticas socioculturais, as ações em defesa do verde e os cursos nas áreas de teatro e pintura serão aplicados aos estudantes de escolas públicas e filhos de pescadores da região.

O Festival da Lagosta, edição 2019, é uma realização da Associação Grupo de Desenvolvimento do Turismo em Icapui (GDTur) em parceria com a Prefeitura local, tendo como apoiadores o Governo do Estado do Ceara através da Casa Civil, SEBRAE-CE, Banco do Nordeste, Prefeitura Municipal de Icapuí e Instituto Agropolos do Ceará. Produção executiva da Aquário Músicas.

About the Author

Renata Maia

Jornalista. Apaixonada por culinária e gastronomia. Encantada pelo mundo das panelas e em descobrir sabores, cores, temperos e texturas. Acredita que a comida pode e deve despertar bons sentimentos e criar memórias de felicidade e afeto. Sigam: @coresetemperos

View All Articles