Foto: Divulgação

O tema do Opinião Nacional desta quarta-feira (9/10) será a importância do mercado gastronômico brasileiro, em especial o de São Paulo, e contará com a participação de Morena Leite, renomada chef de cozinha.

Morena estará no Opinião Nacional juntamente com o sociólogo e estudioso da culinária brasileira Carlos Alberto Dória, para falar sobre gastronomia como propagadora de cultura e como tempero para as relações sociais e afetivas.

Morena é proprietária de seis restaurantes, entre eles o Capim Santo e Santinho, um bufê, uma escola de gastronomia, um instituto de capacitação para jovens, muitos prêmios e livros lançados.

Cresceu no Quadrado de Trancoso e, desde pequena, esteve em meio às panelas do Capim Santo. Aos 17 anos, a chef deixou a praia e foi para Paris estudar na renomada escola de culinária francesa Le Cordon Bleu, onde se formou chef de cozinha e pâtisserie dois anos depois. Lá aprendeu a valorizar a cultura de um país a partir de seus ingredientes locais. Foi a partir daí que nasceu a sua característica culinária: a utilização da técnica francesa com ingredientes brasileiros.

O Opinião Nacional discutirá também o setor de serviços como indutor de desenvolvimento econômico de baixo impacto e grande valor agregado, criação de postos de trabalho, em maior número até que a indústria, e ainda com a vantagem de não ser poluente. Com apresentação de Andresa Boni, a atração vai ao ar na TV Cultura, às 22h15.

About the Author

Renata Maia

Jornalista. Apaixonada por culinária e gastronomia. Encantada pelo mundo das panelas e em descobrir sabores, cores, temperos e texturas. Acredita que a comida pode e deve despertar bons sentimentos e criar memórias de felicidade e afeto. Sigam: @coresetemperos

View All Articles