Foto: Divulgação

Belém, Brasília, São Paulo, Tiradentes e Belo Horizonte já receberam edições do Festival Fartura em 2019. No próximo dia 25 de outubro, o evento que reúne chefs e produtores de todas as regiões do país, chega pela terceira vez à capital gaúcha. Além de Porto Alegre, o festival ainda terá sua última edição nacional em Fortaleza, em novembro, e a terceira edição internacional, em Lisboa, no mesmo mês.

Entre os dias 25 e 27 de outubro, a Casa Destemperados recebe chefs, produtores e apreciadores da boa mesa em uma experiência da origem ao prato. Entre os nomes já confirmados estão: Daniela Martins (PA), Pedro Siqueira (RJ), Ian Baiocchi (GO), Sandra Morais (RS), Mariana Oliveira (MG), Juliana Ustra (RS), entre outros.

No Festival Fartura Porto Alegre será possível explorar toda a cadeia produtiva da gastronomia, a começar pelos ingredientes, disponíveis à venda diretamente dos produtores. Aulas teóricas abordam as características dos alimentos e histórias de sucesso; aulas práticas são para os que preferem aprender colocando a mão na massa e cozinhando com os chefs; as Cozinhas ao Vivo são um show à parte, quando os cozinheiros ensinam as receitas na hora e, ao fim, todos podem comer. E quem quer experimentar os pratos de grandes nomes da gastronomia, alguns estandes têm pratos disponíveis o tempo todo.

A partir de expedições gastronômicas, o projeto Fartura – Comidas do Brasil percorre todo o país mapeando a gastronomia brasileira, da origem ao prato – ingredientes, produtores, personagens, tradições, chefs e restaurantes. Este conhecimento é levado ao público em forma de conteúdo – livros, filmes e plataformas digitais – e experiência, com os festivais, que acontecem nas principais capitais, em todas as regiões do país, além de Portugal.

SOBRE A PLATAFORMA FARTURA – COMIDAS DO BRASIL

A Plataforma Fartura – Comidas do Brasil tem o objetivo de mapear a cadeia produtiva da gastronomia, a fim de disponibilizar conhecimento ao público – em forma de conteúdo e experiência – e criar conexões entre os integrantes dessa cadeia.

As Expedições Fartura são viagens que já percorreram mais de 77 mil km em todo o território nacional levantando as histórias, personagens, ingredientes e receitas. Foram mais de 264 cidades visitadas e cerca de 600 fontes entrevistadas. O conhecimento é transformado em conteúdo e disponibilizados no site e redes sociais (Facebook e Instagram), vídeos, livros, programas de rádio e em projetos customizados.

A celebração do projeto são os Festivais Fartura, onde há o encontro entre produtores, chefs e estudiosos da gastronomia com o público. Nos eventos – que já acontecem em Belém, Brasília, Porto Alegre, São Paulo, Tiradentes, Belo Horizonte, Fortaleza e também fora do Brasil, em Lisboa – é possível adquirir conhecimento, aprender receitas, conhecer histórias, comprar produtos e, claro, experimentar os pratos dos mais renomados chefs de todo o país. Até 2018, os festivais serviram 285 mil pratos, realizaram 2.700 atividades gastronômicas e 1.130 culturais; foram 4.700 profissionais de gastronomia envolvidos para servirem um público de mais de 770 mil pessoas.

Entre outros prêmios, a Plataforma Fartura – Comidas do Brasil recebeu o second runner-up em Inovação em Turismo, da United Nation World Tourism Organization.

Serviço:

Festival Fartura – Comidas do Brasil Porto Alegre
Datas:
25, 26 e 27 de outubro.
Horários: Sexta-feira, das 18h às 22h. Sábado, das 12h às 22h. Domingo, das 12h às 20h.
Local: Casa Destemperados – R. Marquês do Herval, 82 – Moinhos de Vento, POA/RS.
Entrada gratuita, sujeita à lotação do espaço.
www.farturabrasil.com.br
facebook.com\farturabrasil
instagram.com\farturabrasil

About the Author

Renata Maia

Jornalista. Apaixonada por culinária e gastronomia. Encantada pelo mundo das panelas e em descobrir sabores, cores, temperos e texturas. Acredita que a comida pode e deve despertar bons sentimentos e criar memórias de felicidade e afeto. Sigam: @coresetemperos

View All Articles