Foto: Divulgação

EVENTO LEVA A GASTRONOMIA BRASILEIRA À EUROPA COM ALMOÇOS DE CHEFS NACIONAIS, MOSTRA AUDIOVISUAL E MESA DE CONVERSA

Há três anos, o projeto Fartura – Comidas do Brasil ultrapassou as fronteiras nacionais e chegou à Europa. E entre os dias 14 e 17 de novembro, acontece a terceira edição do Festival Fartura Portugal, no Espaço Espelho D´Água. Com direção geral do empresário Rodrigo Ferraz, a programação reúne a mostra audiovisual “Fartura – Da Origem ao Prato”, uma mesa de conversa, almoços e jantares com os chefs brasileiros Flávio Trombino, de Minas Gerais, Paulo Anijar, do Pará, e Marina Araújo, do Ceará.

Para abrir o Festival, no dia 14 de novembro, às 10h, uma mesa de conversa pretende trazer um panorama da gastronomia brasileira e os elos de ligação com a cozinha portuguesa. Mediado pela curadora gastronômica do projeto, Luiza Fecarotta, o bate-papo terá a participação da portuguesa Teresa Vivas (activista à MESA Cultura Gastronomica) e os chefs João Lima, Flávio Trombino e Marina Araújo.

Um dos pilares do Projeto Fartura são as Expedições, que já rodaram todos os estados brasileiros e também algumas regiões de Portugal, com uma pesquisa profunda envolvendo a cadeia produtiva da gastronomia. O registro dessas viagens resultou em um rico material audiovisual, que estará na Galeria Espelho D’Água ao longo dos dias.

Ao visitar a exposição Fartura – Da Origem ao Prato, será possível fazer uma viagem pela diversa cultura brasileira, seus ingredientes, personagens e receitas. Dos sabores exóticos do Pará aos raros cogumelos do Paraná. Além de acompanhar a expedição realizada em Portugal, que passou pela Quinta do Medronheiro, pelo Arquipélago das Berlengas, pela região do Algarve, Beira Baixa, Serpa, Viseu, entre outras.

Os vídeos produzidos pelo Projeto Fartura já receberam vários prêmios. Os mais recentes foram “Best South American Film” e “People’s Choice Awards” na categoria “Documentários”, no Festival ART&TUR, com o vídeo “O Mestra da Farinha”, entregue dia 25 de outubro em Lisboa. A produção vencedora tem realização de Leandro Miranda e Luiza Fecarotta, com produção de Adriana Benevenuto.

Programação gastronômica

Os estados escolhidos para representar o Brasil no Festival Fartura Portugal estão profundamente amparados pela Expedição, além de possuírem políticas públicas que fomentam a gastronomia, que são de suma importância para fortalecer o setor.

“Enquanto Minas Gerais e o Pará têm uma cozinha tão forte que virou símbolo do estado, o Ceará, historicamente, concentrou seu olhar pra fora e hoje vive um processo de ressignificação de sua identidade, liderado por profissionais envolvidos em uma pesquisa de tradições culinárias. Os três chefs selecionados para levar os sabores do Brasil à Europa têm uma ligação visceral com a gastronomia de seus respectivos estados”, comenta Luiza Fecarotta, curadora do projeto.

Flávio Trombino chefia o Xapuri, um dos mais tradicionais restaurantes mineiros de Belo Horizonte. Com a cultura da cozinha regional em seu DNA, escreve sua história a partir do aprendizado que teve dentro de casa com sua mãe, que fundou o local há mais de 30 anos. Em seu almoço, no dia 16 de novembro, o público vai experimentar uma das mais autênticas comidas do Brasil.

Paulo Anijar nasceu no Pará, berço de uma das cozinhas mais exóticas e simbólicas do Brasil. Buscou formação e experiência internacionais, passou por restaurantes de renome em São Paulo par voltar a Belém e criar sua própria cozinha, com ingredientes regionais, conciliando o clássico e moderno, sofisticado e acessível, destacando sempre o sabor. Para o jantar do dia 16 de novembro, vai mostrar a potência do Norte do Brasil.

Marina Araújo tem 28 anos e traçou sua trajetória tendo a gastronomia como uma forma de sobrevivência. Aprendeu o ofício com a mãe, como complemento da renda e, quando se viu em situação vulnerável, se apegou a esses conhecimentos. Venceu o programa Que Seja Doce, do canal GNT, foi a Portugal chefiar o restaurante Club Life e voltou ao Brasil para pesquisar suas raízes. Lidera o Projeto Cumbuca, que busca as tradições e receitas de doces típicos do Ceará. Para o Festival ela prepara, no dia 17 de novembro, um menu que vai representar o mar, a serra e o sertão, três vertentes do seu estado.

“A gastronomia brasileira é uma grande mola propulsora de desenvolvimento no país. E o Projeto Fartura, que tem como missão trazer nossa gastronomia à luz, continua apostando em seus valores culturais, na memória e tradições de seus povos e no sabores de seus produtos. Mesmo em tempos confusos continuamos lutando pela fortificação de uma rede nacional da gastronomia brasileira. O Fartura continua percorrendo o país, documentando, ouvindo, vivendo a forma do brasileiro se comunicar pela comida e registrando a sutileza desta expressão. Mais uma vez, unidos pela força da gastronomia nos encontramos em terras de além mar, pra compartilhar nossas histórias e vitórias nessa luta”, finaliza a diretora de relações internacionais Patrícia Tavares.

PROGRAMAÇÃO

Festival Fartura
14 a 17/11
– Mostra audiovisual “Fartura – Da Origem ao Prato”.
Horário: das 11h às 24h.
Visitação gratuita.

14/11 – Mesa de conversa, com Luiza Fecarotta (curadora do Projeto Fartura), Teresa Vivas (activista à MESA Cultura Gastronomica) e os chefs João Lima, Flávio Trombino e Marina Araújo.
Horário: das 10h às 11h.
Entrada gratuita, espaço sujeito à lotação.

16/11, às 13h – Almoço com o chef Flávio Trombino
16/11, às 20h – Jantar com o chef Paulo Anijar
17/11, às 13h – Almoço com a chef Marina Araújo
Reservas:
+ 351 213 010 510
info@espacoespelhodeagua.com

Local: Espaço Espelho D´Água – Av. Brasília S/N, 1400-038 Lisboa, Portugal.
Informações:
www.farturabrasil.com.br
instagram.com\farturaportugal
instagram.com\farturabrasil

About the Author

Renata Maia

Jornalista. Apaixonada por culinária e gastronomia. Encantada pelo mundo das panelas e em descobrir sabores, cores, temperos e texturas. Acredita que a comida pode e deve despertar bons sentimentos e criar memórias de felicidade e afeto. Sigam: @coresetemperos

View All Articles