Foto: Divulgação

Técnicas e dicas da gastronomia líquida aprendidas atrás dos melhores balcões de bar do mundo e que não são encontradas em qualquer literatura, principalmente na língua portuguesa. O que estava apenas nos bastidores, agora está disponível para quem quer descobrir os segredos para a preparação de um surpreendente cardápio de drinks. É com essa proposta que a Editora Senac Ceará lança o livro Mixologia: o universo do bartender cientista, dos autores Victor Quaranta e Henrique Ferrera, no dia 7 de novembro, às 19h, na Livraria Senac Ceará, na unidade Senac Reference.

Com uma escrita leve e objetiva, em meio a expressivas e impactantes fotografias, o livro traz informações sobre os segredos de bar que nunca foram documentados. Na obra, o leitor pode desmistificar e aprender como Victor Quaranta, um dos mais criativos bartenders e mixologistas do Brasil, executa suas técnicas no universo da coquetelaria.

A utilização de ingredientes artesanais da panela ao copo, modos de elaboração e criação de coquetéis, drinks clássicos e exclusivos do autor, mixologia molecular dentre outros temas compõem o sumário do exemplar de 200 páginas.

“Toda essa ciência fica ainda mais divertida quando se trata de observar a coquetelaria com um olhar romântico. Para um mixologista, a gastronomia líquida é ciência e paixão. O intuito do livro é também propor uma discussão sobre a coquetelaria com um olhar filosófico. Como um gastrólogo e mixologista brasileiro, sinto-me na obrigação de fazer um panorama sobre a coquetelaria brasileira e suas peculiaridades”, revela Victor.

Conforme o especialista, esse entendimento e perspectiva sobre a profissão é delineada a partir de observações sobre como os principais bartenders de todo o mundo estão inovando e o que estão trazendo para o mercado, seja como tendência, técnica, experiência ou ingredientes. Na visão sensível dos autores, o livro apresenta a mixologia como poesia para ser degustada.

Para o designer e fotógrafo Henrique Ferreira, a busca contínua por informações e técnicas fotográficas para criar um olhar apurado são fundamentais para o processo criativo. “A construção do livro contou com esse cuidado. Afinal, o fruto da persistência e do aprendizado sobre a luz transforma o modo de como vemos as coisas, nos permite criar imagens diferenciadas e de alta qualidade. Tudo isso nós buscamos explanar nesta obra que foi produzida com diversas técnicas”, conclui.

Degustação

Durante o lançamento, haverá momento para autógrafos dos autores além de um coquetel com a reprodução de drinks do livro feitos por Victor Quaranta.

Workshop

O público também terá a oportunidade de aprender técnicas da coquetelaria com o autor Victor Quaranta. No dia 11 de novembro, o Senac Rerefence realiza o workshop Criação de Coquetéis.
Mais informações:(85) 3433.3884.

Perfis dos autores

Victor Quaranta

Formado em gastronomia pelo Instituto de Ensino Superior de Brasília, iniciou seus trabalhos como bartender em 2007. CEO da Drinks e Barman, empresa de formação e consultoria, gerenciou o projeto Drink Experience no estádio de Brasília na Copa do Mundo de 2014. Instrutor dos cursos de Qualificação em Bartender pelo Senac Nacional nos anos de 2014, 2015 e 2018. Prêmios de melhor carta de drinks pela revista Veja e Encontro Gastrô 2014. Jurado etapa regional (Brasília) Worldclass 2017 e 2018.

Henrique Ferrera

Nascido em Brasília, designer e fotógrafo por paixão. Atua profissionalmente há 18 anos no segmento de fotografias institucionais e publicitárias, onde é especializado em fotografias de gastronomia e arquitetura. No campo autoral, as culturas tradicionais e paisagens, especialmente paisagens noturnas, são suas especialidades. Sempre foi apaixonado por fotografia e todo universo que a envolve.

Serviço:
Coquetel de lançamento do livro “Mixologia: o universo do bartender cientista”
Data:
07 de novembro
Horário: 19h
Local: Livraria Senac Ceará – Unidade Senac Reference, Av. Desembargador Moreira, 1301 – Aldeota

About the Author

Renata Maia

Jornalista. Apaixonada por culinária e gastronomia. Encantada pelo mundo das panelas e em descobrir sabores, cores, temperos e texturas. Acredita que a comida pode e deve despertar bons sentimentos e criar memórias de felicidade e afeto. Sigam: @coresetemperos

View All Articles