corredor_esgotado

Saber respirar é importante para garantir ritmo durante as provas

A corrida é um esporte aeróbico que exige pleno funcionamento do metabolismo do oxigênio. É dele que é retirada a energia para vencer cada quilômetro, para dar cada passada, sem sofrimento, com fôlego suficiente para chegar na reta final sem parecer um louco atrás de um tubo de oxigênio.

Saber respirar corretamente determina o consumo de calorias e o rendimento na prova. Eis algumas dicas que podem ajudar. Parado e sem se exercitar, a respiração é natural, harmônica, nasal. Mas durante a atividade física a necessidade de ar aumenta e muitas vezes ocorre pela boca. Não fique ansioso.

Combine inspirações pela boca e pelo nariz, como o corpo pedir. Observe o abdômen e o peito: qual dos dois estufa primeiro? Se for o abdômen, perfeito. Do contrário, tente corrigir. A respiração pelo peito é de pouco fôlego, além do mais causa ansiedade.

Durante o treino procure conversar normalmente. Esse é o seu ritmo. Como teste, tente falar Piracicaba. Se não tiver fôlego para isso, o melhor é diminuir a marcha. O mais importante, no entanto, atende pelo nome de tranquilidade.

Dê um tempo a você mesmo. Só com treinamento regular é que seu fôlego – e o tempo – irá melhorar.

Tagged in:

, ,

About the Author

Felix Luis

www.portaldocorredor.com.br/quem-somos.htm

View All Articles