meia-03a

Já faz um tempinho que as imagens acima foram registradas. O ano, era 2005, e naquele ocasião o brasiliense Arnaldo Sá vencia a Meia Maratona de Fortaleza. Neste dia, milhares de corredores cearenses, e de outros estados e países, acordaram bem cedo para participar da prova, que este ano chega a 14ª edição, mantendo a sua tradição. Naquela época, as provas longas eram diminutas no estado do Ceará, como ainda são, e por este motivo, a Meia de Fortaleza consegue mobilizar muitos corredores nos percursos de 21km, 10km, 5km, e Corrida Guararapes.

Nas duas primeiras edições, largamos e chegamos no Aterro da Praia de Iracema, a partir da 3ª edição, passamos a largar e chegar ao lado do Forte da 10ª Região Militar de Fortaleza, e até o ano passado, o Marina Park Hotel era o palco desta grande festa, que deve mobilizar milhares de corredores novamente no próximo dia 17 de abril.

Historicamente, a Meia Maratona de Fortaleza é sempre difícil, seja por causa da temperatura cearense nas primeiras horas do dia; percurso técnico com altimetria irregular; alto nível técnico entre os atletas, com corredores de elite de diversas cidades brasileiras e outros países. Com todos esses fatores, a Meia de Fortaleza sempre exige muita estratégia de todos os corredores profissionais ou amadores, principalmente daqueles que vão para os 21km.

Em relação ao elevado nível técnico da prova, lembramos que a Meia de Fortaleza nunca teve um campeão cearense masculino na prova principal de 21km, no entanto, a Ipuense Antônia Bernadete já alcançou este mérito entre as mulheres.

A prova deste ano, terá como novidade principal o novo percurso nos 21km, com largada na Cidade Fortal, passagem pelo centro histórico de Fortaleza, e chegada ao lado do Forte da 10ª Região Militar.

meia-03d

Outro detalhe histórico interessante da Meia Maratona de Fortaleza, refere-se a Corrida Guararapes. Esta modalidade de 10km, é destinada exclusivamente para atletas militares, e foi sugerida e implantada na Meia Maratona de Fortaleza, pelo nosso coirmão de notícias (site CORCE), e desportista, Gen. Lima Verde, (Comandante da 10ª Região Militar de Fortaleza, entre 2003 e 2005). De lá para cá, a Corrida Guararapes acontece todos os anos na Meia Maratona de Fortaleza, e a participação dos atletas militares, só engradece este evento cearense, que é um dos mais tradicionais em nossa região.

Nas fotos acima: Colombo Cialdine, organizador da Meia Maratona de Fortaleza; Medalhão entregue em 2015; Antônia Bernadete em ação; Solenidade de premiação, com o Gen. Lima Verde.

 

Créditos fotográficos: Portal do Corredor; CORCE (Gen. Lima Verde); Evânio Soares.

Garanta já a sua vaga no site oficial:  www.meiamaratonafortaleza.com.br

Confiram fotos de edições anteriores:  link…

Fonte:  www.portaldocorredor.com.br

 

 

About the Author

Felix Luis

www.portaldocorredor.com.br/quem-somos.htm

View All Articles