Fortaleza, 18/12/2018 – Como sempre costumo dizer em conversas com corredores e familiares: O tamanho do seu desafio não está na distância, mas no seu objetivo. E de fato, se analisarmos bem esta resposta, tudo faz sentido.

Vejamos três situações:

01. Uma pessoa sedentária se dispõe a começar a caminhar em uma praça. No início, as primeiras voltas serão intermináveis, mas com o tempo, com a melhora natural do condicionamento físico, essas mesmas voltas tendem a serem bem mais tranquilas.

02. Um atleta costuma fazer 5 km em 20 minutos, e ele pretende baixar este tempo para 18 ou 19 minutos. Neste caso, a distância é curta “para quem está acostumado a correr”, mas o ritmo é forte, podendo levar o atleta ao seu limite físico e mental.

03. Um atleta tem como maior distância em treinos e corridas a distância de 21km, e ele pretende correr uma maratona no ano seguinte. Esta meta pode ser viável para muitos corredores, mas se a preparação e os treinamentos não forem adequados, este objetivo pode ser frustrado, pois o ritmo de uma maratona costuma ser bem mais lento e cadenciado em comparação com corridas mais curtas e rápidas.

Resumindo: Nos três casos, serão três conquistas, cada uma com a sua história de superação.

Quantidade x Qualidade: Nos últimos anos, muitas pessoas estão aderindo às nossas corridas de rua, e na mesma proporção, muitas não estão tendo os cuidados básicos para o início da prática esportiva. Antes de calçar um par de tênis e sair correndo por aí, o ideal seria que todos fossem mais prudentes, com a realização de exames médicos e orientações técnicas adequadas, mas na prática, está acontecendo exatamente o contrário – quantidade x qualidade.

Com a auto-prática esportiva, os riscos de lesões aumentam, o rendimento esportivo fica comprometido, e as conseqüências à saúde podem ser até mais graves. Mas independente de qual seja o seu objetivo com as nossas corridas, siga em frente: com responsabilidade, (exames médicos e orientação técnica); dedicação, (treinamentos e alimentação); lealdade ao próximo, (regras do esporte).

Como será, e qual será o seu maior desafio em 2019?

Oberdan Leite – Conheci o atleta Oberdan Leite em 2013, durante um treino de rotina no Centro Administrativo do Cambeba em Fortaleza, e naquela ocasião, ele sequer conseguia completar uma volta ininterrupta no percurso de 3.750 metros. Posteriormente, sempre nos encontramos na rotina do dia a dia, em treinamentos ou corridas, mas a evolução do atleta foi impressionante. Nas fotos acima, um exemplo de sua dedicação: Foto 01 – Primeira corrida na cidade de Limoeiro do Norte / CE, dezembro de 2014. Nesta ocasião, Oberdan concluiu os 10km de percurso com extrema dificuldade, caminhando e correndo; Foto 02 – Tomou gosto!!! Participação na Corrida do Rosário de Umarizeiras em Maranguape, 2016; Fotos 03 e 04 – A transformação – Antes sedentário, agora atleta! Atualmente, Oberdan participa principalmente de provas de triathlon, e após concluir o Ironman Fortaleza, o atleta está se preparando para a etapa de Florianópolis 2019.

Alexandre Gomes – Em 2017, Alexandre resolveu aderir ao esporte, e pouco tempo depois ele já estava envolvido com as atividades de corrida e caminhada da Assessoria Esportiva UNIMED Ativa. No início, o limite estava em treinos de no máximo 5km, mas agora este limite chegou aos 21km (meia maratona). Alexandre relata que no início não tinha a intenção de dedicar-se à provas mais longas, mas aos poucos a evolução foi natural, com muita assiduidade e disciplina nos treinos da assessoria, com a orientação dos professores Bruno Silveira e Roberto Fontenele. (Perdi peso e diminui satisfatoriamente o meu pace, conseguindo concluir a Meia Maratona da Unimed Fortaleza em 1h 54min. Com esses resultados, e ainda considerando que em 2019 farei 50 anos, achei que estava na hora de realizar um grande sonho, correr uma maratona. Assim, ouvindo alguns amigos mais experientes, optei por correr a Maratona Internacional de Florianópolis em 2019. Agora, já inscrito na prova, começo uma nova etapa, através da realização de um check-up médico, consulta com nutricionista, e treinamentos específicos de corrida e fortalecimento). “É na distância, não na velocidade, que se encontram as respostas. A recompensa vem quando você confronta e ultrapassa os limites do cansaço.” John Bingham. Foto 01 – Alexandre Gomes concluindo a Meia Maratona UNIMED Fortaleza; Foto 02 – Um dos treinamentos da assessoria que participamos no Shopping Iguatemi Fortaleza.

Fred Silva – Em março de 2015, eu estava com excesso de peso, e verifiquei após exames de rotina que as minhas taxas de colesterol e pressão estavam bem altas, foi quando decidi começar a correr. Comecei gradativamente, e fiz a minha inscrição na primeira corrida de 5km, treinei e consegui concluí-la. Aquilo me motivou bastante e peguei gosto pelo esporte. Em seguida, ingressei na Assessoria Esportiva Coliseu Runner, e comecei a ter um acompanhamento de um profissional, com o Prof. Eduardo Marques. No final de outubro de 2015, consegui concluir a minha primeira meia maratona em um pouco mais de duas horas. Em seguida, tive o acompanhamento da Profª. Daniele Bastos – Balak Assessoria Esportiva, e tive uma evolução muito grande. Em junho, fiz uma Meia Maratona em 01h 37min. Agora, que reduzi o peso, estou com todos os exames em dia, e finalmente decidi treinar para um maratona. Comecei os treinamentos, e irei tentar a minha primeira prova de 42km em abril de 2019.

João Bosco – Se você está se preparando para ir a sua primeira Corrida Internacional de São Silvestre no próximo dia 31/12/2018, você precisa tirar o chapéu para este atleta cearense. João Bosco (62), foi o precursor nesta viagem entre Fortaleza e São Paulo (de ônibus), quando a São Silvestre ainda era realizada a noite. Após dezenas de participações na mais tradicional corrida de rua do país, João Bosco continua correndo e conquistando os seus troféus nas faixas etárias, e tenho o privilégio de treinar regularmente com este atleta exemplar na Assessoria Esportiva Vida em Forma. A próxima meta do atleta, é conquistar mais um troféu nas 10 milhas Garoto / ES, em 2019.

Envie o seu depoimento para: portaldocorredor@gmail.com

.

Tagged in:

About the Author

Felix Luis

www.portaldocorredor.com.br/quem-somos.htm

View All Articles