Cotidiano e Fé

Crisálidas

63 3

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=rR2PmhfiZTY&feature=fvw[/youtube]

As lindas borboletas são formadas a partir de estágios de transformação denominados de metamorfose. Tudo começa como um minúsculo e frágil ovo que eclode numa larva e, antes que saia livre como adulta para voar graciosamente, passa por um estágio de pupa, também conhecido como crisálida.

O termo vem do latim chrysallis e do grego ?????????, termo que define a coloração dourada (grego: ??????, que quer dizer lirio-amarelo-e-borboleta-azulouro) deste estágio de vida de muitas borboletas. Neste estágio, a borboleta ainda em formação, pouco ou quase nunca se borboleta2movimenta, até ser liberada para o exuberante, leve e produtivo voo que embeleza e transmite vida à natureza.

A igreja de Jesus também passa pelos estágios da concepção, do casulo e da liberação de todo o seu potencial transformador como Corpo Vivo de Cristo na terra. Infelizmente, algumas nunca deixam o casulo, principalmente aquelas que perpetuam o estágio formativo e se acomodam dentro das paredes de seus templos, ou ainda, sob as mãos manipuladoras de uma liderança incapaz de libertar os discípulos como agentes do reino sob o poder do Espírito Santo.

Podemos viver uma vida inteira como crisálidas, protegidos pelas estruturas e métodos que criamos para nos alimentar e nos conter, sem achar necessário nos expor ao mundo e às pessoas ao nosso redor.

Para nós, chegou o tempo da metamorfose, da real mudança espiritual alimentada pela Palavra de Deus e guiada pela poderosa visitação divina que nos impulsionou a bater asas e voar o voo capaz de levar a beleza de Cristo ao jardim enfeiado pelo medo, pela violência, pelo abandono, pela traição e pela futilidade do mundo sem Deus.

Agora, como borboletas maduras, podemos tocar cada vida, cada adulto, cada criança, cada jovem e cada adolescente como se toca uma linda flor polinizando-a com a vida de Cristo. Estamos saindo das crisálidas juntos e voando sob a graça divina para transformar os quintais e corações sujos em jardins enfeitados e limpos para a glória de Deus.