Cotidiano e Fé

Viva a vida sem ansiedade – Dicas e Palestra pública

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Ansiedade é um mal estar que vem se tornando um dos grandes problemas de nossos tempos, junto com o estresse e a depressão. Os valores da sociedade contemporânea — valorização do ter e do fazer, status, sucesso, poder, competição, consumismo desenfreado —  favorecem seu surgimento.

A ansiedade é um conjunto de sintomas relacionados a sentimentos de medo, tensão e perigo, acompanhado de sensações físicas desagradáveis, como, suor frio, falta de ar, coração disparado, boca seca, náusea, entre outros.

Diante de situações novas, desconhecidas ou que representam um desafio para nós, sentir ansiedade é normal. Quem já não sentiu um frio na barriga antes de fazer uma prova, ou no primeiro dia de um trabalho novo? Mas quando ela se torna muito acentuada e fora de controle, nos enchendo de medos e preocupações que dificultam e paralisam nossa vida, é hora de buscar ajuda, pois, é nesta fase, que se instalam a depressão e as compulsões, formas que a nossa mente encontra de tentar lidar com a ansiedade que toma conta de nós.

Se este é seu caso, hoje, saiba que existe um Deus que se importa com você, deseja o melhor para você e tem o poder de aliviar essa ansiedade ou lhe dar forças para enfrentá-la e superá-la.

DICAS PARA CONTROLAR A ANSIEDADE
1. Exercício físico. Eleva a produção de serotonina, substância que aumenta a sensação de prazer.

2. Relaxamento. Hidroginástica, massagem, caminhadas ajudam a relaxar.

3. Controle da respiração. Para reduzir a respiração ofegante e a taquicardia, compasse a respiração e inspire lentamente pelo nariz, com a boca fechada. Ao inspirar estufe a barriga e não o peito. Depois, expire lentamente, expelindo o ar pela boca. Associar com técnicas de relaxamento.

4. Controle do pensamento. Substitua os pensamentos negativos e catastróficos por pensamentos agradáveis que dêem sensação de conforto e segurança; os pensamentos e as falas negativas intensificam a ansiedade.

5. Alimentação. Ingerir alimentos ricos em triptofano, como a banana e o chocolate; chás de passiflora, melissa, camomila e valeriana funcionam como sedativos suaves e podem ajudar no controle da ansiedade diária.

6. Ajuda. Admita o problema e que precisa de ajuda. Há quadros de ansiedade que precisam de suporte medicamentoso e psicológico.

7. Espiritualidade. Descubra o poder de Deus de restaurar sua sanidade e busque um relacionamento pessoal com Ele, deixando-O agir na sua vida.

8. Viver um dia de cada vez. Só podemos lidar com o dia de hoje. O de ontem já vivemos, não há mais o que fazer e o de amanhã, quando chegar, será hoje, novamente. Se aplicarmos o que é sugerido, estaremos, por assim dizer, cortando a vida em “pedacinhos mastigáveis”, o que irá tornar bem mais fácil nosso viver.

Para saber mais sobre como viver livre da ansiedade: palestra pública, nesta sexta, às 19:30, no anfiteatro do colégio Kerigma, à R. Oswaldo Cruz, 3401 (esquina com Tiburcio Frota), Dionisio Torres.