Dá pra viajar

Por que escolher a Argentina como primeiro destino internacional?

422 8

Que a Argentina é um dos destinos preferidos dos brasileiros, principalmente para a primeira viagem internacional, isso a muita gente já sabe. Os motivos vão desde a facilidade de acesso (é um país vizinho e não precisa de visto), é uma viagem com custos relativamente baixos, os argentinos são muito receptivos e é possível se comunicar bem em portunhol.
A culinária é um capítulo a parte, com delícias salgadas, doces e bebidas que valem a pena provar (e também levar como lembrança para o Brasil). Além das diversas opções de passeios e experiências em Buenos Aires e outras cidades importantes dentro do país. Confira abaixo algumas boas razões para começar agora mesmo a planejar uma viagem para a nossa vizinha Argentina!

Fácil acesso

Um dos principais é a questão da facilidade de acesso, dependendo de qual parte do Brasil você more, a viagem dura apenas algumas horas. Mesmo saindo de Fortaleza – Ceará, por exemplo, o voo direto dura cerca de 5 horas (ok, né?). Para visitar a Argentina, você não precisa se humilhar por um visto nem aguentar filas na porta de um consulado. Na verdade, nem passaporte você tem que ter, basta ter um RG com menos de 10 anos de expedição que dá tudo certo!

Custo baixo

Outro ponto forte é o custo relativamente baixo, principalmente com a crise que o país portenho está enfrentando. Com a desvalorização do peso argentino em relação ao dólar e ao real, hotelaria e alimentação se tornam mais vantajosas para os brasileiros que visitarem a Argentina. Além disso, sempre aparece umas promoções bem legais de voos para a terra de “los hermanos” que podem sair até mais barato que uma viagem nacional. (Confira aqui alguns apps que vão te ajudar a encontrar passagens baratas)

Pessoas acolhedoras

Viajando pela Argentina, você sente um choque cultural menor em comparação a outros países. Você provavelmente se sentirá bem à vontade, convivendo com um povo (em sua maioria) educado e acolhedor com o qual temos muitas afinidades, a começar pelos idiomas, o que garante facilidade de comunicação mesmo para quem não domina o espanhol. Sempre que falamos que somos do Brasil, eles abrem um belo sorriso e, assim, tudo fica mais fácil. Falando devagar (ou “despacio”) todo mundo se entende!

País seguro

A Argentina, no geral, é um país seguro para se viajar, pelo menos muito mais que o Brasil! Em terras portenhas, o turista sente-se em segurança e pode desfrutar de todo tipo de diversão sem grandes preocupações. Pelas ruas é possível ver muitas pessoas com seus celulares em mãos e/ou andando pelas ruas qualquer hora do dia. Claro que a expressão “o seguro morreu de velho” é válida em qualquer lugar do mundo, então um pouquinho de cuidado e atenção nunca é demais.

Culinária espetacular

Um dos principais atrativos para quem faz turismo na Argentina, sobretudo em Buenos Aires é a possibilidade de comer muito bem gastando bem pouco. O que falar das empanadas? Receita típica de origem espanhola, a iguaria é a mais típica e democrática dos argentinos. Parece o pastel brasileiro, mas com massa e recheios únicos. O maravilhoso bife de chorizo, um dos cortes mais nobres na carne bovina na Argentina, também é espetacular. Além das parrilas, milanesas, choripáns e pizzas.

Sem contar com as delícias doces, conhecidas como facturas. A mais famosa é a medialuna (algo parecido com o croissant) e suas diversas versões. Claro que o doces de leite e o alfajores são uma atração a parte, e você não pode deixar de experimentar nem de levar como lembrancinha ao voltar para o Brasil.

Para finalizar, as bebidas não podem ficar de fora. Os vinhos argentinos são um dos mais famosos do mundo, as cervejas artesanais estão presentes por todo lado, além do típico Mate ( algo parecido com o do chimarrão no Rio Grande do Sul e que os argentinos bebem o tempo inteiro) e do Fernet, uma bebida que é “ame ou odeie”. Trata-se de um destilado que normalmente é servida com coca-cola para atenuar o sabor. Há quem diga que tem gosto de remédio, mas é uma das bebidas mais consumidas pelos jovens de Buenos Aires, algo parecido com a catuaba no Brasil.

Paisagens diferentes e clima “europeu”

O brasileiro costuma ser atraído pelo ar “europeu” de Buenos Aires, pelas paisagens com montanhas nevadas e lagos glaciais e pelas estações de esqui; de certa forma, os argentinos têm o que nós brasileiros não temos e vice-versa (uma das razões deles amarem o Brasil e as nossas praias). Há imensa quantidade e diversidade de atrativos naturais, que podem ser explorados tanto em passeios curtos e ultra-confortáveis quanto em esquemas radicalmente aventureiros.

Muitas possibilidade em uma só viagem

Buenos Aires por muito tempo dominou os olhares para a Argentina, mas há muitas outras cidades que valem a pena conhecer. Algumas dessas que exigem uma atenção especial são Ushuaia, a cidade mais ao sul do planeta; Mendoza, o coração da região produtora de vinho e lar das melhores adegas do mundo; Córdoba, uma cidade universitária com uma cena artística e próspera e Salta, localizada ao norte com uma linda arquitetura da era colonial e rodeada por montanhas atraentes. Claro, há muitas outras cidades dispersas por toda Argentina, bem como populações entre elas, e são facilmente acessáveis graças à melhora da infraestrutura do transporte argentino.

Recomendado para você