Quem já tentou aprender algum idioma sozinho, sabe que um dos maiores problemas é manter a motivação e a periodicidade. Para a professora Andressa Almeida, da startup curitibana Kultivi, plataforma que oferece curso de inglês gratuitamente online, três comportamentos são essenciais para obter sucesso nos estudos autônomos. Isso, claro, além dos conteúdos e materiais especiais que guiam os estudos. A Kultivi oferece, por exemplo, mais de 150 vídeos com práticas de conversação, diálogos e explicação de gramática.

Divida o aprendizado em partes

Primeiramente, de acordo com a professora, é preciso dividir em partes o aprendizado. Por exemplo, se o objetivo é viajar para Londres e se comunicar sem ajuda por uma semana, então é bom definir as prioridades, como aprender vocabulário e diálogos básicos. “Você precisa determinar quanto tempo você tem de preparação, depois, você organiza um cronograma para seguir. Neste cronograma você distribui suas atividades de acordo com suas prioridades”, explica Andressa. Para adquirir vocabulário básico de viagem, para se virar em aeroportos, restaurantes ou hotéis, dá para procurar e-books que contenham este conteúdo. Boas opções são vídeos com diálogos, ou até estudar por dicionários de viagem.

Não tenha medo de errar

Um dos comportamentos mais importantes para quem aprende uma língua estrangeira é tentar e errar. Falar, mesmo sem ter certeza da pronúncia ou se a formação da frase está correta, ajuda a aprender. É durante esse processo que se desenvolve a capacidade de se comunicar em outro idioma. Caso a timidez atrapalhe, existem sites e aplicativos de conversação em que é possível treinar sem ter uma aula presencial.

Mergulhe no idioma

“Não há como dar dicas para aprender idioma sem falar disso, é praticamente como a receita de um bolo perfeito: é necessário aumentar o contato com o Inglês. Ouvir mais, ler mais e falar mais, tudo isso contribui para aumentar a fluência”, afirma a especialista. Combinar o idioma com algo que você gosta de fazer pode ajudar a ter um contato mais frequente com o aprendizado. Porém é preciso mesclar tudo isso com os estudos, não adianta assistir um filme inteiro sem legenda e não prestar atenção, vale mais a pena ver 15 minutos por dia concentrado e absorvendo o conteúdo.

About the Author

Juliana Pinheiro

Jornalista formada pela Universidade de Fortaleza com experiência em produção de TV, reportagem de jornal impresso, assessoria de imprensa e marketing digital. Viajar é o que a motiva, o que a faz feliz e, por isso, uma prioridade em sua vida.

View All Articles