DEIXA EU TE CONTAR

Pratos que não podem faltar na mesa do cearense

O Ceará é um estado bastante conhecido por suas belezas naturais e sua culinária peculiar. Alguns de seus pratos são comuns em outros estados nordestinos, porém os cearenses costumam fazer sabores únicos, seja por suas receitas típicas ou pelo modo de preparo. 

Deixa eu te contar cinco pratos da região que não podem faltar na mesa do cearense:

Cuscuz Nordestino

Foto: Pixabay

O cuscuz é um prato consumido em todo o Brasil, mas é original e típico africano que teve origem em Maghreb, no norte da África, pelos povos berbere, que espalharam o prato para as regiões Central, Ocidental e Atlântica do país, sendo produzido com sêmola de cereais (que podia ser polvilho, milho, trigo, farinha ou mandioca).

Aliás, é um dos pratos mais requisitados entre os mouros e árabes e faz parte da cultura desses povos.

E os cearenses adotaram e não largam mais o cuscuz, que pode ser degustado com diferentes acompanhamentos, como frango, carne, calabresa, ovos, manteiga, com um café quentinho, leite ou sozinho.

Além disso, não tem horário definido para comer esse prato, pode ser encontrado em todas as refeições do dia e é bem prático.

Baião de Dois

Resultado de imagem para baião de dois fotos gratuitas

Baião de dois / Foto: Reprodução internet

O baião de dois é um prato típico da região Nordeste e partes da região Norte do País, como Rondônia, Acre, Amazonas e Pará. Esse prato é um dos favoritos dos cearenses e não pode faltar em um belo almoço de domingo, acompanhado com carne do sol e macaxeira, ou um frango assado.

Essa receita é composta por arroz e feijão, de preferência o feijão verde ou feijão novo. Neste prato é bastante comum também adicionar queijo coalho, e não se adiciona carne-seca no Ceará. Mas já na Paraíba e em Pernambuco, existe uma variante dessa iguaria chamada de rubacão, que é outro prato e, também bastante apreciado no Sertão.

Peixada Cearense

Resultado de imagem para peixada cearense foto gratuita

Peixada Cearense / Foto: Reprodução internet

O estado do Ceará tem um grande litoral, e por conta disso frutos do mar e peixes são ingredientes bastante utilizados em seus pratos. A peixada cearense, como o próprio nome diz é um símbolo da culinária do Estado, e um dos pratos mais tradicionais nos restaurantes, barracas de praia e nas casas dos cearenses.

O prato é um cozido de peixes servido com pirão de farinha fina. Nele é adicionado diversos tipos de verduras e legumes, ovos cozidos e um toque especial do azeite de dendê.

Panelada

Resultado de imagem para Panelada foto gratis

Panelada Cearense / Foto: Reprodução internet

A panelada é mais uma amostra da criatividade da culinária dos cearenses. Um prato comuns em restaurantes da regionais, tanto na capital e principalmente no interior do Estado.

Normalmente é feito com bucho e tripas de boi, mas também pode levar patas e linguiça de boi. A panelada é um cozido que tem um tempero forte, com pimentas, cheiro verde, sal e alho, além de levar pimentão e tomates.

Caranguejada

Resultado de imagem para Caranguejada foto gratis

Caranguejada / Foto: Reprodução internet

A caranguejada não é tão comum no dia-a-dia do cearense, mas na quinta-feira, se tornou tradição as pessoas costumam se reunirem, geralmente em bares, restaurantes e barracas de praia para saborear essa iguaria que é servido com farofa e vinagre.

Deu água na boca? Esses e diversos outros pratos fazem desse lugar se tornar cada vez mais atraente, e vale a pena experimentar cada um deles!

Foto: Reprodução

Recomendado para você