Por conta de problemas técnicos, este post só pode entrar agora. Mas nunca é tarde para dar uma reavivada na memória e trazer de volta aquilo que foi relevante no ano que ainda nem passou direito.

Seu Jorge

Seu Jorge

Salve Jorge – Já quase no finzinho do ano, a Universal Music lançou no mercado o box Salve Jorge com 14 discos de Jorge Ben Jor, desde a estreia em “Samba esquema novo” (1963) até “África Brasil” (1976). A caixa ainda traz uma coletânea dupla com diversas gravações raras e inéditas, com destaque para a primeira versão de “Mas que nada”. Importante homenagem ao mais influente compositor brasileiro.

Loki – Transitando entre o épico e o trágico, Loki, de  paulo Fontenelle, reconstrói a incrível história do líder dos Mutantes Arnaldo Baptista. Repleto de importantes depoimentos, o filme ganha pela narrativa nada sentimentalista e pelas riquíssimas imagens de arquivo.

Livro: Nem vem que não tem – Wilson Simonal foi um dos maiores artistas que o Brasil já teve. E ponto. Polêmicas a parte, sua criatividade, afinação e talentos eram a composição perfeita para incendiar multidões. Isso fica claro na biografia escrita por Ricardo Alexandre e lançada recentemente pela Editora Globo.

Beatles – Box stereo, mono, videogame, minidocumentários, tributos. Esse ano teve de tudo para o quarteto de Liverpool. Mas a cereja do bolo foi o relaçamento, num cabalístico 9/9/2009, de toda a discografia do Fab Four em versões estéreo e mono, com cada disco (vendidos separadamente ou em boxes especiais) acompanhados de um mini-documentário para ser visto em PC.

Maysa – Maysa Monjardim a grande cantora dos amores eternos e acabados teve sua memória revisitada em “Maysa – Quando fala um coração”, exibida em janeiro pela Rede Globo. Com Larissa Maciel no papel principal, a mini-série foi dirigida por Jayme Monjardim, único filho da cantora. Apesar de ter economizado nos dramas, escâdalos e, principalmente, exageros alcóolicos de Maysa, “Quando fala o coração” é envolvente e trouxe de volta aos aparelhos o som de Maysa.

Oasis – Os irmãos mais famosos do britpop tiveram sua última briga (pelo menos até agora) em 28 de agosto, quando Noel Gallagher anunciou sua saída do Oasis. Desde então o futuro da banda está incerto. Aguardemos as cenas dos próximos capítulos…

Elza Soares – Em 24 de setembro, a cantora Elza Soares teve seu laptop roubado na saída do Aeroporto de Congonhas (SP). Guardado na memória estavam as canções do trabalho que pretendia lançar. “Chorei dois dias sem parar”, lamentou ela que ainda ofereceu uma recompensa de R$ 5 mil para quem encontrasse o aparelho. Fazendo valer o título de Dura na Queda, ela já está preparando um novo trabalho ao lado do violonista João de Aquino.

About the Author

Marcos Sampaio

Jornalista formado pela Universidade de Fortaleza e observador curioso da produção musical brasileira. Colecionador de discos e biografias. Admirador das grandes vozes brasileiras.

View All Articles