russo-785273Na próxima segunda-feira, dia 27, o cantor e compositor Renato Russo, vocalista da Legião Urbana comemoraria 50 anos. Vítima de complicações  causadas pela AIDS, Renato morreu em 11 de outubro de 1996 deixando pára trás uma legioão de fãs saudosos.

Para comemorar seu aniversário, a EMI vai colocar à venda o disco Duetos trazendo uma série de artistas dividindo com Renato canções novas e antigas. Nem tudo é inédito ou raro, mas, pelo valor das composições e da voz do cantor, a homenagem é super válida. O projeto é de Marcelo Fróes (o mesmo de Trovador Solitário) e foi autorizado pela família do artista.

1 – Like a Lover, com Fernanda Takai – primeira faixa de trabalho do disco. Dueto póstumo com a versão em inglês para O cantador de Dori Caymmi e Nelson Motta.
2 – Celeste, com Marisa Monte – parceria rara entre os dois. Antes, a Legião havia gravado Soul Parsifal, também da dupla, no disco A tempestade.
3 – Vento no Litoral, com Cássia EllerGravado durante um show e chou a tocar nas rádios pouco depois da morte de Cássia.  O som é ruim, mas, aliás… Dá pra voz da Cássia ficar ruim?
4 – Mais Uma Vez, com 14 Bis – já havia sido lançado no disco Presente, que conta com uma segunda versão bem mais bonita.
5 – A Carta (The Letter), com Erasmo Carlos – lançada no disco Homem de Rua, do Erasmo, de 1992.
6 – A Cruz e a Espada, com Paulo Ricardo – Dueto bonitinho gravado em 1996 no disco Rock Popular Brasileiro, de Paulo. Já foi reeditado em duzentas coletâneas e no disco RPM MTV 2002, apenas com a voz de de Renato em BG e um baquinho vazio ao lado de Paulo.
7 – Cathedral Song, com Zélia Duncan – lançado originalmente em Presente.
8 – Change Partners, com Caetano Veloso – versão inédita para música composta por Irving Berlin e cantada por Fred Astaire no filme Carefree (1938).
9 – Strani Amori, com Laura Pausini – Sucesso na voz dos dois em separado, agora unidos digitalmente.
10 – La Solitudine, com Leila Pinheiro – A dupla repete o encontro que já rendeu a belíssima Hoje, do disco Presente.
11 – Come Fa Um’Onda, com Célia Porto – versão para Como uma onda de Lulu Santos, em dueto com a brasiliense Célia Porto que dedicou seu disco de 1996 às canções da Legião.
12 – Só Louco, com Dorival Caymmi – Dueto inédito gravado durante um programa da extinta TV Manchete. 
13 – Esquadros, com Adriana Calcanhotto – O vídeo desta gravação feita durante o programa do José Maurício Machline já rola no Youtube há um bom tempo.
14 – Nada por mim, com Herbert Vianna – Lançado em CD e DVD no final de 2008, vinte anos depois da gravação do especial da Rede Globo Paralamas e Legião Juntos. O encontro histórico mosatrava duas bandas em crescente ascensão.
15 – Summertime, com Cida Moreira – também já lançado no disco póstumo Trovador solitário. Cida e Renato cantam em clima de escracho e amizade.

About the Author

Marcos Sampaio

Jornalista formado pela Universidade de Fortaleza e observador curioso da produção musical brasileira. Colecionador de discos e biografias. Admirador das grandes vozes brasileiras.

View All Articles