Não fosse um cantor, sem dúvidas, Ney Matogrosso se daria muito bem como um ator. A fala mansa, que tanto estranhamento já causou em ouvidos alheios, se transforma no rugido feroz quando ele empunha o microfone. É como se ficasse possuído por alguma entidade grerreira que decide gritar a todos a sua mensagem. Junto com a voz, mudam também a postura do corpo, os movimento e suas feições.

As duas faces deste que é o artista mais completo que já pisou em solo brasileiro, estão impressas e devidamente registradas no recém lançado DVD Ensaio. Captado em 1990 para o excelente programa de Fernando Faro (ainda exibido pela TV Cultura), apresentação revela intimidades do artista que costura 13 canções com histórias e opiniões sobre homosexualidade, família, Secos & Molhados e sua admiração pela música latino-americana.

A seu lado estão o saudoso violonista Raphael Rabello (31/10/62 – 27/04/95) e do percussionista Dom Chacal, Ney interpreta em cores intimistas Dos Cruces, Vereda tropical e Molambo.

O convite para participar do programa aconteceu no mesmo ano que Ney havia lançado o disco À flor da pele, acompanhado apenas pelo violão de Raphael, e quatro anos depois de lançar Pescador de pérolas, mais camerístico, onde vem acompanhado por Raphael, Chacal mais Arthur Moreira Lima e Paulo Moura. Não por acaso, o repertório destes dois discos (lançados em 2008 no box Camaleão) é a base do novo DVD. O destaque fica com a interpretação over-sensual-teatral da samba-canção Molambo, de Jaime Florence e Augusto Mesquita. Invasivo na medida certa, O Ensaio de Ney Matogrosso transporta o espectador para o palco do cantor, ainda hoje, próximo de completar seus 69 anos (no próximo 1° de agosto), injeta fortes doses de ousadia e coragem na própria trajetória.

Faixas:

01 Sangue latino (João Ricardo/ Paulinho Mendonça)

02 Tic Tac do meu coração (Alcyr Pires Vermelho/ Walfride Silva)

03 Da cor do pecado (Bororó)

04 Rosa de Hiroshima (Vinicius de Moraes/ Gerson Conrad)

05 Balada do louco (Arnaldo Baptista/ Rita Lee)

06 Dos cruces (Carmela Larrea)

07 Vereda tropical (Gonzalo Curivel)

08 Alma llanera (Pedro Elias Gutierrez)

09 A lua girou (Domínio Público)

10 O mundo é um moinho (Cartola)

11 Molambo (Jaime Florence/ Augusto Mesquita)

12 Segredo (Herivelto Martins)

13 Oh! Lua (Alfredo Gregório)

About the Author

Marcos Sampaio

Jornalista formado pela Universidade de Fortaleza e observador curioso da produção musical brasileira. Colecionador de discos e biografias. Admirador das grandes vozes brasileiras.

View All Articles