Por Bruno Iosephi (fã-clube www.u2fortaleza.com.br)

A maior turnê já realizada pelo U2 chegará ao Brasil depois de ser vista por mais de 4,5 milhões de pessoas em todo o mundo. A U2 360º Tour já é, como a maioria das turnês do U2, a mais inovadora até então. Com um palco em 360 graus, um sistema cilíndrico de vídeo interligando painéis em LED e uma estrutura de aço de quase 50 metros de altura sobre um palco com pontes rotativas, a banda criou uma verdadeira experiência para o público que for aos shows. Como a estrutura não tem backstage (por ser em 360°) houve um aumento de cerca de 30% de público em relação aos megashows em estádios. Fato este que contribuiu para um preço de meros R$ 180,00 para o ingresso tipo pista. Havia ainda meia entrada, o que faz cair para R$ 90,00. Mais barato até do que o próprio blu-ray desta mesma turnê (R$99,90).

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“O U2 sempre atinge o seu melhor nível quando em contato e rodeado pelo seu público. E essa produção extraordinária torna isso possível em estádios”, afirmou o empresário da banda, Paul McGuinness. “Foi importante para a banda ter conseguido trazer toda a estrutura envolvida em 360° para o Brasil, para que os fãs pudessem vivenciar a mais recente das produções lendárias do U2”.

Para essa turnê, Willie Williams, há muitos anos diretor dos shows do U2, trabalhou novamente com o arquiteto Mark Fisher (ZooTV, PopMart, Elevation e Vertigo). Juntos, eles criaram o design inovador em 360°, que proporciona uma visão geral e sem obstruções para o público presente.

A realização do show no Brasil é da Live Nation Global Touring e a Time For Fun. No final de novembro de 2009, eles anunciaram apenas o show 9 de abril de 2011, no Estádio do Morumbi, em São Paulo. Com o rápido esgotamento dos ingressos, anunciaram em seguida o segundo show para o dia 10, que teve seus ingressos esgotados em menos de 90 minutos. Assim sendo, anunciaram um terceiro show para o dia 13 de abril, no mesmo local. Este teve seus ingressos esgotados em pouco mais de 2 horas.

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Haviam várias categorias de ingressos: arquibancada por zonas, cadeiras e a mais cobiçada pista. Havia ainda a chamada “Red Zone”, uma área mais próxima ao palco, com número limitado de pessoas e certos mimos exclusivos, ao custo de R$ 1.000,00. Mas engana-se que esta área é a chamada VIP Area, ou Front Stage. A Red Zone terá todo o seu lucro reinvestido para a One.Org, campanha capitaneada por Bono, em suas causas sociais na África.

Um show do U2 anunciado no Brasil é sinônimo de grande felicidade e pesadelo ao mesmo tempo para os fãs. Felicidade pela oportunidade e pesadelo pela agonia de se conseguir os ingressos. Realmente, não é fácil. As vendas foram realizadas basicamente pelo site da T4F, por telefone e locais de vendas em SP. As filas de vendas se iniciavam de dois a três dias antes. Os telefones raramente atendiam e o site, maior fonte de vendas, permanecia simplesmente fora do ar. Alguns fãs mais calejados, prepararam-se e ficaram à postos junto a outros grupos de fãs com vários computadores tentando comprar os ingressos numa real competição nacional. Noites sem dormir, buscando qualquer dica ou informação que ajudasse na compra, tornava a situação quase que desesperadora. Muitos não conseguiram e a tristeza tomou conta. Outros conseguiram e tratavam aquilo como se fosse um acontecimento na vida. Diante disso, faz-se pensar se U2 vale mesmo tudo isso. Mas a reposta é fácil de se ter. Basta ver o semblante de cada fã que conseguiu seu ingresso, seja de que jeito for.

>> U2 360° Tour, São Paulo-SP, Morumbi dias 09, 10 e 13 de Abril. Banda de abertura: MUSE.

About the Author

Marcos Sampaio

Jornalista formado pela Universidade de Fortaleza e observador curioso da produção musical brasileira. Colecionador de discos e biografias. Admirador das grandes vozes brasileiras.

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