Discografia

Paula Fernandes canta para 20 mil pessoas em Fortaleza

Paula Fernandes pode ser encarada como um fenômeno por vários motivos. Foi apresentada ao grande público em 2010 tocando ao lado do gigantesco Dominguinhos. Tal apresentação contou ainda com a bênção real de ninguém menos do que Roberto Carlos. Pra completar, no início deste ano ela lançou seu sexto trabalho, Paula Fernandes Ao Vivo, e passou na frente de Luan Santana e Ivete Sangalo se tornando a maior vendedora de discos no Brasil e em Portugal. Um milhão e duzentas mil cópias, em tempos de pirataria, é algo quase inacreditável.

O resultado deste sucesso é uma legião de fãs pelo Brasil lotando cada apresentação desta mineira de apenas 27 anos. No último sábado (10) em Fortaleza, o enorme Estacionamento do Sítio, no Euzébio, ficou completamente tomado por jovens, adultos, crianças, muitos deles vestidos de botas e chapéus, como manda o figurino sertanejo. Curiosamente, apesar da multidão, a noite seguiu tranquila e com o trânsito fluindo mais rápido que o esperado.

Por falar em figurino, Paula Fernandes subiu ao palco no primeiro minuto do domingo trajando um curtíssimo vestido lilás que lhe deixava as longas pernas à mostra. Aproveitando o recente posto de sex symbol nacional, a cantora recebeu uma enxurrada de elogios, assovios, declarações de amor e propostas de relacionamento sério. Um senhor meio grisalho não resistiu, virou para trás e expressou em gestos seu encantamento.

Apesar dos gritos e aplausos, Paula Fernandes é econômica quando se fala em contato com o público. Empunhando seus violões (constantemente trocados), ela emendou as primeiras quatro canções esboçando poucos sorrisos. Na retaguarda, a banda (a mesma do DVD ao vivo) executava seu ofício de forma burocrática. Mas à medida que o show ia correndo, a artista ia ficando mais à vontade. Já pro meio da apresentação, ela dançou com o pedestal do microfone e brincou com o público. “Já elogiaram até meus joelhos. Vocês acham que hoje eu desencalho?”. Não faltou pretendente.

O show reproduziu parte do repertório do CD/DVD Paula Fernandes Ao Vivo, deixando de fora covers famosos como Tocando em frente e Índia. Com meia hora de apresentação, a neo-diva deixou o palco para voltar lindíssima, poucos minutos depois, num vestido creme. Sentada num balanço, ela deu início a um set mais lento e, em seguida, convidou uma pessoa da plateia para subir ao palco. A escolhida, Marlene, não acreditou quando Paula lhe cedeu o lugar no balanço. “Agora vou fazer uma serenata pra você”, anunciou antes de cantar a autobiográfica Seios de Minas.

Mais meia hora de música e Paula Fernandes sai para a segunda troca de roupa da noite. O retorno se dá sob o riff pesado de Man! I feel like a woman. Mais solta no palco, ela bota pra fora seu lado roqueira e faz o melhor momento do show. O decote generoso deixou os marmanjos satisfeitos. Uma despedida pouco calorosa e ela volta rapidamente para um minguado bis, apenas com Pássaro de fogo. Foram exatos 90 minutos de apresentação. Se é muito ou pouco, pouco importa. O público ficou encantado com a performance da artista e já aguarda que ela retorne.