Por Hamilton Nogueira (@HamiltonNog)

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=iflj_vs1NvU[/youtube]

Para ganhar dinheiro ou apenas para promover um encontro, não sei. Para quitar o apartamento ou para celebrar a música, não importa. O que importa é que os Rodrigos (Barba e Amarante), Marcelo e Bruno vão juntar o Los Hermanos novamente durante dois meses em várias capitais do Brasil. E eu vou ao show!

Vou ao show porque Ventura foi uma grande surpresa de qualidade musical e poética que o Brasil precisava e precisa desde que a indústria da música de rápido consumo aprendeu a faturar milhões fabricando produtos ruins e efêmeros.

Há muitos anos, fui vítima da Ana Júlia. Musiquinha interessante que ficou desinteressante de tanto tocar. Desisti do Los Hermanos aí. Algum tempo depois, assistindo a uma entrevista de Caetano Veloso, uma declaração sua mudaria meu conceito, “Ventura do Los Hermanos é um disco genial”. Duvidei. Resisti, mas fui à indefectível discoteca do meu irmão tirar a prova da declaração, uma vez que Caetano, embora genial, é dado a polêmicas legítimas e desnecessárias (afinal “um tapinha não dói”).

Pois bem, foi com grande surpresa que descobri a arte de fato contida nas melodias, nas letras e nas misturas do grupo. Arte! Mais que música: arte, no sentido de trazer o novo, a criação, recriação, a desconstrução e o surgimento de novas perspectivas, de se reinventar. O samba, o rock, a calmaria, o som do vento e a coragem de, após o Ventura, mais uma vez mudar de tom, com o disco 4. Desmistificando identidades e sumindo logo após, porque a criação demanda esforços interiores, imersões na alma, no pensamento e, sobretudo, no silêncio. De preferência longe do universo das subcelebridades.

O que há de João Gilberto em Conversa de botas batidas ou o que há de Belchior em Casa Pré-Fabricada já justifica a série de shows. E se os caras estão precisando de dinheiro para quitar o apartamento, podem com meu ingresso. Eles merecem.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=LWEcZv9FWX8&feature=related[/youtube]

Veja abaixo as dats dos shows da nova turnê do Los Hermanos. Os locais ainda não estão definidos:

Recife – sexta, 20 de abril
Fortaleza – sábado, 21 de abril
Brasília – sábado, 5 de maio
Salvador – domingo, 6 de maio
São Paulo – sexta, 11 de maio
Porto Alegre – sábado, 12 de maio
Belo Horizonte – sábado, 19 de maio
Rio de Janeiro – sábado, 26 de maio

About the Author

Marcos Sampaio

Jornalista formado pela Universidade de Fortaleza e observador curioso da produção musical brasileira. Colecionador de discos e biografias. Admirador das grandes vozes brasileiras.

View All Articles