O maranhense Zeca Baleiro foi um pouco mais adiante na hora de escolher o produtor do seu novo disco. Para dar conta de todas as ideias que tinha na cabeça, ele arregimentou nada menos que 16 produtores (ele incluso) para cuidarem das 12 faixas de O disco do ano. O fato é que pluralidade já faz parte do trabalho do cantor e compositor desde a estreia em Por onde andará Stephen Fry? (1997). Daí, só mesmo muitas cabeças para apertar todos os parafusos do disco.

E é aí que mora o problema de O disco do ano. Depois de abordar tantos estilos, instrumentos, ritmos e convidados, fica difícil para Zeca Baleiro fazer algo que de fato surpreenda. Pulando de um reggae meio fraco das pernas (Calma aí, coração, em parceria com Hyldon) para um bregarock com guitarra à la Chimbinha (O amor viajou), o primeiro trabalho de inéditas do maranhense desde O coração do homem bomba (2008) parece mais desnorteado do que criativo.

Ainda assim, a veia poética de Zeca ainda é um trunfo. A balada Nada além, gravada em 2008 pelo parceiro Frejat, adorna em tons acústicos versos inspirados como “você acha que ninguém sofre mais do que você, talvez porque não saiba ao certo o que é sofrer”. Já Mamãe no Face é um recado cheio de cinismo para quem tece críticas ao seu trabalho (“Mamãe, eu fiz o disco do ano. Parece que o Hermano falou bem na Piauí”).

Também cheia de intenções é a lista de convidados. O cantor Chorão, da banda santista Charlie Brown Jr, divide a letra quilométrica do rap O Desejo. Já a baiana Margareth Menezes coloca seus graves possantes em Último post, parceria de Zeca com sua irmã Lúcia. Por fim, a paulista Andreia Dias bota docilidade no rock oitentista Meu amigo Enock, uma das melhores do novo trabalho. Depois, Baleiro aparece sozinho cantando, compondo e arranjando na imediata Felicidade pode ser qualquer coisa. Certo de que “zona de conforto” não é muito sua praia, ele diz: “se você quer ser feliz, tente”.

About the Author

Marcos Sampaio

Jornalista formado pela Universidade de Fortaleza e observador curioso da produção musical brasileira. Colecionador de discos e biografias. Admirador das grandes vozes brasileiras.

View All Articles