Pra quem nasceu na estrada, não existe lugar melhor para comemorar aniversário. Esse é o caso dos mineiros do Jota Quest. Comemorando seus 15 anos de carreira, eles decidiram marcar a efeméride registrando em CD, DVD, Blu-Ray e especial para o canal Multishow a turnê nacional que seguiu o lançamento da coletânea Quinze.

Folia & Caos é o subtítulo do trabalho que chegou às lojas esta semana com o carimbo Multishow Ao Vivo. Registrado entre os meses de abril e dezembro de 2011, o especial segue um modelo meio documentário. Mostrando depoimentos da banda e momentos no camariam, com todos degustando uma boa cachacinha mineira. Um dos pontos altos do trabalho fica por dos muitos convidados que subiram nos muitos palcos por onde o quinteto passou. Seu Jorge, Ney Matogrosso, Erasmo Carlos e Maria Gadú são alguns.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=zl1zcHyb5E4[/youtube]

Outro debutante, este já tardio, a Nação Zumbi também escolheu o que melhor sabe fazer para comemorar seus 15 anos de carreira, completados em 2009. A diferença é que eles buscaram um terreno seguro para a festa, a Praça do Marco Zero de Recife. Lançado em CD e DVD somente agora, o show aberto fez mais de 80 mil pessoas pularem ao som de Corpo de lama e Maracatu atômico. O motivo de tanta demora foram os muitos problemas técnicos durante a gravação, que acabaram deixando seis músicas fora do DVD. Nada inclusive é percebido na edição final.

Também convidando seus amigos, a Nação Zumbi traz ao palco, para alegria dos pernambucanos, a tradição moderna do mestre Siba e a Fuloresta em Trincheira da Fuloresta. Já Rios, Pontes & Overdrives é dividida com o companheiro de manguebeat Fred 04, compositor da música ao lado do fundamental Chico Science (1966 – 1997). E Arnaldo Antunes também vira mangueboy em Antene-se, enquanto os Paralamas do Sucesso encerram a festa tocando Manguetown. Mas, se as participações dão um molho gostoso ao show, a Nação Zumbi também se basta sozinha. Basta ouvir a versão soturna do samba Jornal da Morte, de Miguel Gustavo. Uma forma pouco convencional de marcar 15 anos de vida.

About the Author

Marcos Sampaio

Jornalista formado pela Universidade de Fortaleza e observador curioso da produção musical brasileira. Colecionador de discos e biografias. Admirador das grandes vozes brasileiras.

View All Articles