Por Aflaudisio Dantas (aflaudisiodantas@opovo.com.br)

Sou suspeito para falar dessa banda, pois sou fã, embora um fã recente, é verdade. O que é ainda mais perigoso por estar naquela fase similar a início de namoro, onde tudo é encantamento. Mas não fujo a desafios e falaremos do DVD Bottoms UP: Recorded Live OU 812 1989 do Van Halen. O DVD é uma homenagem e também uma chance de eternizar a boa fase vivida na segunda metade dos anos 1980 pelo grupo norte americano.

Após a saída de David Lee Roth, Sammy Hagar é chamado para ocupar o lugar de vocalista e frontman do Van Halen. A troca não foi bem aceita pelos fãs apesar da saída nada amistosa de Roth. Ainda mais levando em consideração que Hagar já tinha uma carreira solo que se não fosse estrondosa, ao menos era consolidada. Isso ocorreu em 1985 e já no ano seguinte o álbum 5150 é lançado. Foi um estrondoso sucesso de vendas, público e o que mais lhe vier à cabeça. 5150 ganhou nada menos do que certificados de ouro, platina e platina duplos.

O álbum subsequente OU 812, que acabou resultando na turnê cujos melhores momentos estão neste DVD, só corroborou o sucesso da parceria Van Halen- Hagar. Tanto no set lists do álbum como no do DVD há canções compostas exclusivamente por Sammy Hagar, como I can’t drive 55 e Eagles Fly, algo sintomático já que Ed Van Halen sempre compôs a maior parte das músicas. Além dos hits do álbum a serem divulgados na turnê foram incluídas duas canções do álbum 5150, a própria que dá nome ao disco de 1986 e Panama. Duas faixas vibrantes, com a possante guitarra de Ed Van Halen dando tudo de si sob o comando de seu “maestro”.

Na bateria, Alex Van Halen continua o mesmo monstro de sempre, embora no DVD não haja um solo de bateria para coroar a sua performance. Sinceramente, nem é preciso, já que o seu desempenho é um show à parte. Sem dúvida, um dos melhores bateristas depois de Neil Peart. Sammy Hagar com a energia que lhe é peculiar faz o público entrar no clima de cada canção, Ed Van Halen, como sempre, continua genial neste trabalho.

O ponto baixo do DVD é mesmo a qualidade. As imagens extraídas originalmente de VHS não conseguiram uma melhora significativa com a remasterização. O áudio, apesar das limitações é bom, sem ruídos ou sumiço do mesmo durante o show. Uma curiosidade é que o set list do DVD não segue a sequência de OU 812. Cabo Wabo e Apolitical Blues faixas 4 e 10 de OU812, respectivamente, sequer aparecem em Bottoms Up: Recorded Live OU 812. Um pecado, já que são duas canções bem consistentes.

O nosso idioma é o Português e não é todo fã do Van Halen que domina o inglês, portanto ter a opção de legendas é essencial em qualquer DVD. Uma pena que esse não tenha. Um outro erro grosseiro foi cometido no set lista da contra-capa. A sexta faixa, intitulada de One Way to Rock, na verdade é There’s Only One Way to Rock. Fora esses inconvenientes, Bottoms Up: Recorded Live OU812 é mais um item que todo fã de Van Halen precisa ter na sua videoteca.

About the Author

Marcos Sampaio

Jornalista formado pela Universidade de Fortaleza e observador curioso da produção musical brasileira. Colecionador de discos e biografias. Admirador das grandes vozes brasileiras.

View All Articles