Por Thiago de Sousa (thiagosousa@opovo.com.br)

 

Divulgação

Falar que temos um novo talento no samba, seria quase que um pleonasmo. Com tantos e tantos novos nomes, surge mais um. Veja! Não apenas mais um, mas o que eu ouso chamar de “O filho do samba”.

“O disco foi feito com muito carinho e amor. Procuramos gravar músicas um pouco diferente do que tá rolando no mercado, um samba mais romântico, com uma ideologia mais madura.”, disse Mumuzinho ao Discografia, parecendo estar muito contente com esse primeiro trabalho.

A paixão pelo samba começou desde moleque, ouvindo grandes referências. Zeca Pagodinho, Almir Guineto, Arlindo Cruz e Fundo de Quintal são alguns nomes citados por Mumuzinho como principais fontes de inspiração. Já recebeu homenagem como revelação do samba no Cacique de Ramos.  “Me identifiquei com o som deles. Se hoje estou trabalhando no samba, devo isso a eles.”, disse ao Discografia.

Regina Casé, Zeca Pagodinho e Dudu Nobre podem ser considerados padrinhos de Mumuzinho nesse seu primeiro trabalho, intitulado “Dom de Sonhar”. Com 14 faixas, o disco é o mais puro samba romântico, para quem tem uma dor de cotovelo é um ótimo remédio, ou não. “Curto-circuito” e “Mande um sinal” ajudam a curar mágoas causadas por amores passados.

Mumuzinho, apelido dado a ele por ser o irmão mais novo (o mais velho chama-seMumu), além de já ter tocado e cantado em bares, participou de filmes como “Tropa de Elite” e “Cidade de Deus”, mostrando que também sabe interpretar. Sobre a experiência de atuar Mumuzinho diz: “É bacana fazer esse gênero (arte). Comecei muito novo, e para mim, é uma oportunidade única de fazer as duas coisas. Mas atuar é um hobbie.”.

Como sambista, Mumuzinho ainda tem muito feijão para comer, mas em compensação, o caminho já está sendo trilhado. Com boas referências, e um talento que convence a cada faixa, o certo é que com os padrinhos que tem, só não vai longe se não quiser. Ele finaliza a conversa com o Discografia dizendo: “Eu ainda não fiz nada pelo samba, mas só tenho a agradecer a todos que estão me apoiando nesse trabalho.”.

Ouça composição de André da Mata e Djow Lins na voz de Mumuzinho.

[youtube]http://youtu.be/6yk_1BJFxzs[/youtube]

About the Author

Marcos Sampaio

Jornalista formado pela Universidade de Fortaleza e observador curioso da produção musical brasileira. Colecionador de discos e biografias. Admirador das grandes vozes brasileiras.

View All Articles