Por Hertenha Glauce (leitora que vai ganhar os DVDs com os shows do Detonautas, Jota Quest e, claro, Titãs e Xutos & Pontapés)

O que esperar quando dois gigantes do rock brasileiro e português se encontram? Muito barulho, provavelmente! Mas terá sido apenas isso que representou o encontro dos nossos Titãs com os titãs portugueses Xutos e Pontapés? Não! Muita coisa marcou esse show histórico.

Titãs, banda brasileira formada nos anos 80 e Xutos e Pontapés (que poderiam hoje ser os Beijinhos & Parabéns. Ainda bem, esse nome não emplacou) banda portuguesa formada em fins dos anos 70. Contemporâneos, portanto. Pois é… Muito nos aguardava nesta parceria de Além- Mar… Havia, pois, uma conexão que extrapolava o som, a batida pesada do rock.. Havia um encontro de gerações que viveram períodos parecidos, inclusive, politicamente. Portugal acabava de declarar o fim de uma ditadura, com a famosa, libertária e poética Revolução dos Cravos e o Brasil dava seus primeiros passos rumo à democracia. Óbvio que estes elementos foram fundamentais para a obra das duas bandas… Ambas podiam agora, exercer a liberdade de expressão e podiam dizer em suas letras, o que por ventura estivesse engasgado. Como por exemplo na música Polícia, dos nossos Titãs. Neste encontro, ganhou uma versão mais que especial. As duas bandas cantando-a, mais parecia uma conversa, um diálogo onde comungavam de uma mesma ideia, cúmplices.

Um encontro único. Quem esteve lá e viu, não esquecerá. Quem não viu ao vivo, tem que se contentar com as imagens, preciosamente, registradas em DVD’s.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=kQCnW5jrdo8[/youtube]

About the Author

Marcos Sampaio

Jornalista formado pela Universidade de Fortaleza e observador curioso da produção musical brasileira. Colecionador de discos e biografias. Admirador das grandes vozes brasileiras.

View All Articles