AllYouNeedIsLove_1Considerada uma das melhores bandas covers dos Beatles na América Latina, eles fazem única apresentação esta noite, o quarteto paulista All You Need is Love voltou a Fortaleza na semana passada para apresentar seu novo projeto no Siará Hall. Formado por Sandro Peretto (John Lennon), Cesar Kiles (Paul McCartney), Thomas Arques (George Harrison), Renato Almeida (Ringo Starr) e Anselmo Ubiratan (George Martin), eles estão juntos há cerca de quatro anos e hoje mantém uma agenda de até oito shows por mês. Formada por músicos profissionais, que inclusive já integraram outras bandas covers de Beatles, eles se reuniram com o intuito de montar um projeto maior sobre a obra dos garotos de Liverpool.

Para isso, eles dão tratamento cênico na parte musical, levando ao palco efeitos especiais, projeções e até uma orquestra (no show anterior). Como os Beatles abriram mão de se fazer shows ainda no meio da década de 1960, o AYNIL tenta recuperar o clima da banda ao vivo reproduzindo figurinos, penteados e os arranjos originais. Essa viagem para o universo dos ídolos inclui detalhes que passam despercebidos. É o caso dos equipamentos e instrumentos, todos iguais aos que John, Paul, George e Ringo usavam, até as botas feitas pelo Mr. Green, o mesmo sapateiro dos Beatles.

capaEm Fortaleza, eles apresentaram o projeto Ao Vivo na Inglaterra, lançado este mês pela Radar Records. Neste novo espetáculo, eles focam no início da carreira dos Beatles. “Esse é um show mais quente, mais rock. É um show de beatlemania, com uma média de duas horas”, explica Sandro Peretto, que foi buscar inspiração direto na fonte dos Beatles. No pacote de três DVDs vem um show gravado no Cavern Club, uma sessão de gravação nos estúdios Abbey Road e um documentário sobre a experiência do quarteto brasileiro na Inglaterra.

Sobre como foi essa experiência, Sandro ainda precisa de um tempo para acreditar. “É uma pergunta que eu continuo me fazendo. Não sei se você consegue imaginar o que é isso. Gostaria, mas não consigo expressar em palavras. Só com um palavrão”. O “John brasileiro” lembra ainda que, antes de lançar o primeiro registro do AYNIL, em 2010, ele mesmo não apostava tanto “nessa ideia de gravar um DVD com a obra de outro artista”, mas foi surpreendido com um volume de 25 mil cópias vendidas, o que garantiu à banda um DVD de ouro.

AllYouNeedIsLove_2“Eu tenho orgulho e modéstia de falar que nós não somos uma banda cover. Nossa proposta é diferente. Nós mandamos nosso material pro Abbey e foi aprovado na hora. E foi o Cavern que nos convidou pra tocar lá”, comenta Sandro. Apesar disso, o que se vê pelo vídeo é que eles estavam bem calmos, apesar de estarem pisando em um terreno que para o beatlemaníacos é solo sagrado. “É que tem esse lance de tempo de praia. Além do fato de já conhecermos muito bem a parte musical, tivemos uma preparação muito grande. Ficamos sete dias trabalhando 10h por dia”. Como resultado, no estúdio, eles gravaram 30 músicas apenas no primeiro dia, deixando o segundo para a finalização das faixas.

Apesar do foco dos quatro músicos ser mesmo a homenagem aos Beatles, eles têm guardado um volume grande de composições próprias. Uma delas, Begin Today, foi, inclusive, escolhida para encerrar as gravações no Abbey Road. “Mas ninguém ta batalhando pelo autoral”, adianta Sandro, que ainda tem muitos planos para o AYNIL. “Imagina fazer um DVD no topo na Apple ou lançar um trabalho de interpretação dos Beatles, mas à nossa maneira”, enumera. Para Sandro, o sonho está apenas começando.

About the Author

Marcos Sampaio

Jornalista formado pela Universidade de Fortaleza e observador curioso da produção musical brasileira. Colecionador de discos e biografias. Admirador das grandes vozes brasileiras.

View All Articles