blitz30part6Quem tem mais de 40 anos deve lembrar com saudades de um grupo colorido, cheio de ginga e graça, que era quase onipresente nos anos 1980. Me refiro à Blitz, combo liderado por Evandro Mesquita que virou moda na primeira leva de bandas do rock nacional da época. O sucesso dos três primeiros discos da banda foi gigantesco, principalmente por conta do tom coloquial e bem humorado. E como não destacar a voz resposta das vocalistas Fernanda Abreu e Márcia Bulcão, uma marca registrada do som deles.

Muita coisa aconteceu com a Blitz nessas quatro décadas e, em 2013, a banda continua de pé, mesmo que já não tenha o brilho de antigamente. Evandro continua tão jovial e malandro quanto naquela época, é fato. Ao seu lado, ficaram da formação original Billy Forghieri (teclados) e Juba (bateria). Fernanda e Márcia partiram pra outras, e hoje estão no posto as vocalistas Andrea Coutinho e Giovanna Cursino. Somando ainda Rogério Meanda (guitarra) e Cláudia Niemeyer (baixo), essa é a Blitz que acaba de lançar CD, Blu-Ray e DVD gravados ao vivo em dezembro de 2012 na praia de Ipanema, para o projeto Multishow Registro.

Apesar da banda renovada, o repertório do projeto é o mesmo de 30 anos atrás. Tirando uma ou outra mais nova, como a engraçadíssima O homem do avental, o forte deste Multishow Registro, lançado sob a chancela do canal a cabo, são os sucessos da época áurea da Blitz. Pela nostalgia, é claro que ainda vale ouvir pérolas como Weekend, A dois passos do paraíso e A verdadeira história de Adão e Eva. Todas espetaculares, que fique registrado.

Mas, ainda assim, é difícil acreditar que o trabalho vá muito além da nostalgia. Segundo o release enviado à imprensa, foram 30 mil pessoas presentes no dia do show. Eles merecem até mais, a julgar pelo passado glorioso. Mas o tempo fez da Blitz um baú de antigas lembranças. Portanto, creio que seja uma luta contra o tempo fazer com que o público mais jovem se interesse por biquínis de bolinha amarelinha.

Isso fica comprovado quando se olha para os últimos lançamentos da Blitz, feitos a base de requentar sucessos dos anos 1980. Mesmo que tenham vindo novos arranjos, não foi nada que seja notado pelos velhos fãs. O fato é que o mundo mudou e o som  da Blitz não.  A batata frita virou inimiga do colesterol e os telefones públicos de ficha perderam espaço para a telefonia celular.  Dessa forma, ficou pouco espaço para o bom humor da Blitz.

Veja as faixas do DVD Multishow Registro Blitz (faixas assinaladas com * não estão presentes no CD):

1217006-250x2501. Abertura
2. Blitz Cabeluda
3. Vai, vai, love
4. Weekend
5. Betty Frígida
6. A última ficha
7. Mais uma de amor (Geme Geme)
8. O romance da universitária otária
9. Eu, minha gata e meu cachorro
10. Cruel, cruel, esquizofrenético blues
11. A dois passos do paraíso/One love/ People get ready
12. Reggae do avião/ Stir it up/ Reggae night *
13. O homem de avental
14. Volta ao mundo *
15. Eu só ando a mil *
16. O tempo não vai passar *
17. O beijo da Mulher Aranha *
18. Dali de Salvador *
19. Saquarema *
20. Perdidos na selva *
21. Egotrip
22. A verdadeira história de Adão e Eva *
23. Biquíni de bolinha amarelinha tão pequenininho/ Preta, Pretinha *
24. Você não soube me amar

About the Author

Marcos Sampaio

Jornalista formado pela Universidade de Fortaleza e observador curioso da produção musical brasileira. Colecionador de discos e biografias. Admirador das grandes vozes brasileiras.

View All Articles