Fotos de divulgação MM (2)Duas características marcam esses 24 anos de carreira discográfica de Marisa Monte. A primeira é o cuidado e o envolvimento com a produção dos shows, sempre trazendo novos elementos para o palco. A segunda característica são os longos períodos que ela dá entre um lançamento e outro. Seu mais novo disco, O que você quer saber de verdade, foi lançado em 2011, cinco anos depois do anterior, o duplo Infinito particular/ Universo ao meu redor.

De um modo geral, ela também costuma viajar por dois anos em turnê. É o que acontece agora com Verdade uma ilusão, que chega à sua derradeira apresentação esta noite. Depois de viajar pelo Brasil, Europa e Américas do Sul e do Norte, o show de hoje, no Siará Hall, encerra o ciclo do disco O que você quer saber de verdade e inicia uma nova temporada para a artista se dedicar a outros projetos e cuidar de si.

Marisa Monte book 50999 731405 2 8.inddPara apresentar esse último disco, Marisa Monte soltou pequenos vídeos com detalhes da produção. Junto com o disco, veio a turnê Verdade uma ilusão, que passou por Fortaleza em janeiro, apresentando canções de todos os discos da cantora fluminense, além de incluir projetos, como os Tribalistas, que dividiu com Arnaldo Antunes e Carlinhos Brown. Assim, o set list alinha Carnavália, Ainda bem e De mais ninguém. “A estrutura do show é basicamente a mesma (desde a estreia). Conforme o tempo passa, encontramos oportunidades de viver coisas especiais. Em Fortaleza, por exemplo, tivemos a presença do Waldonys. Na Argentina, a participação do bandoneonista Lautaro Greco e da Julieta Venegas”, explica a artista em entrevista por email.

Como novidade, a turnê ganhou a inédita Dizem, parceria de Marisa Monte com Arnaldo Antunes e Dadi. O repertório também abre espaço para que a cantora homenageie seus ídolos, relembre amigos parcerias. É o caso de E.C.T., canção sua com Nando Reis e Carlinhos Brown, que se transformou em um dos grandes hits de Cássia Eller (1962 – 2001). A música, até então, era inédita na voz da compositora. Regravada em O que você quer saber de verdade, Descalço no parque é uma canção lançada no disco Ben é samba bom (1964), de Jorge Ben. Ilusion é uma parceria com Julieta Venegas e Arnaldo Antunes, registrada no Acústico MTV da mexicana. Já Sono come tu mi vuoi é uma homenagem à estrela italiana Mina Mazzini.

Considerado o melhor show de 2012 pela Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) e pelo Prêmio Bravo! Bradesco Prime de Cultura, Verdade uma ilusão conta com uma banda de músicos estrelados. Começa com uma base luxuosa feita por Pupillo (bateria), Lúcio Maia (guitarra) e Dengue (baixo), trio poderoso que integra a Nação Zumbi. Além deles, está o “leãozinho” Dadi (baixo), Carlos Trilha (membro honorário da Legião Urbana) e o trio de cordas Glauco Fernandes (violino), Bernardo Fantini (viola), Marcos Ribeiro (cello). Além da voz, Marisa também se divide entre guitarra, violão e ukulele (instrumento havaiano).

Foto: Leo AversaUma das marcas dessa turnê são as projeções que servem como pano de fundo para as canções. São 15 artistas plásticos convidados para dar uma nova interpretação a Verdade uma ilusão. O resultado desse trabalho vai poder ser conferido no DVD gravado na Cidade das Artes (RJ), que deve ser lançado no início de 2014. Até lá, Marisa Monte dá um tempo na carreira e se recolhe para cuidar de outros projetos. A ideia é se dedicar a compromissos mais leves, que, mesmo sem tanta visibilidade, a mantenham produzindo. Quanto a um novo disco, só o tempo dirá. “É um desejo que deixo vir naturalmente, sem um prazo cronológico. O tempo é mais subjetivo, com uma métrica mais misteriosa”.

About the Author

Marcos Sampaio

Jornalista formado pela Universidade de Fortaleza e observador curioso da produção musical brasileira. Colecionador de discos e biografias. Admirador das grandes vozes brasileiras.

View All Articles