capaDVDfrente_MARCIOGOMES_divulgacaoNo dia 10 de dezembro de 2012, o pianista João Carlos Assis Brasil dividiu o palco com o cantor carioca Márcio Gomes. O encontro tinha como ideia “resgatar essa fase de ouro da música popular, fazendo com que os mais velhos recordem e que os mais novos venham a conhecer”, nas palavras do próprio Márcio, em material enviado à imprensa. O encontrou gerou o DVD Música Popular In Concert, que demorou mais de um ano para ser lançado de forma independente.

O trabalho une pérolas de Chico Buarque, Tom Jobim, Edith Piaf, Carlos Gardel e outros mestres. O piano de Assis Brasil é virtuoso, delicado e profundo. A voz operística de Márcio é certeira, afinada e exageradamente sóbria. E é por conta deste último aspecto que esta Música Popular In Concert soa erudito demais. Falta jogo de cintura e leveza ao cantor de 39 anos.

A abertura instrumental de Assis Brasil é tocante, com uma suíte de Ary Barroso e Zé do Norte. Márcio entra em Manhã de Carnaval, que, apesar de ser uma das músicas mais chatas da Bossa Nova, exige a garganta de um bom cantor. Márcio Gomes tem essa garganta e ele dá o tom que a canção pede. Já em outros momentos, menos seriedade seria mais interpretação.

Veja as faixas de Música Popular In Concert:
1. Na Baixa do Sapateiro/ Aquarela do Brasil/ Mulher rendeira
2. Manhã de Carnaval
3. Sonho impossível (The Impossible Dream)
4. Valsinha
5. Fadista louco
6. Nada além
7. Modinha
8. Ave Maria no morro
9. The 20th Century Fox fanfarre/ Singin’ in the rain/ As time goes by/ My favorite things/ When you wish upon a star/ The Entertainer/ Over the rainbow
10. Parla più piano (Speak With Love)
11. All the things you are/ With the song in my heart
12. Hymme a l’amour
13. Celos (Jalousie)
14. El día que me quieras

About the Author

Marcos Sampaio

Jornalista formado pela Universidade de Fortaleza e observador curioso da produção musical brasileira. Colecionador de discos e biografias. Admirador das grandes vozes brasileiras.

View All Articles