lp-vinil-roberto-carlos-ana-1970_MLB-O-212448754_4589

Os anos 1960 foram especialmente agitados para o jovem Roberto Carlos Braga. Foi nessa época que o jovem garoto de Cachoeiro do Itapemirim se transformou em um ídolo da juventude brasileira. Representante maior da Jovem Guarda, ele criou hinos, transgressões leves e um modelo de idolatria, nos moldes da beatlemania, ainda inédito no País.

Era um tempo de juventude em demasia, que ia se afastando à medida que a Ditadura Militar ia deixando o Brasil mais sério. Roberto Carlos também ficou mais sério, com a proximidade dos 30 anos. Seu som foi perdendo o rock e se afastando de temas como brotos e carrões. Quanto mais os anos 1970 se aproximavam, mais seu som ganhava contornos melancólicos e pegada black music – seguindo a tendência que vinha do exterior, de gravadoras como Stax e Motown.

Um retrato desse novo Roberto Carlos é o disco que inaugura a década de 1970, cuja capa é tão minimalista quanto poética. O alto contraste em preto e branco era a forma mais simples de representar os tempos menos coloridos que ele vivia. A vida de casado e pai de uma criança exigia responsabilidade. Assim, os namoricos e beijos roubados deram lugar a temas religiosos, preocupações políticas e reflexões pessoais.

Esses elementos e outros tantos se encontravam naquele disco de 1970, que pode ser visto como um ponto de mutação na carreira do Rei. No ano seguinte, ele lançaria seu maior clássico, Detalhes, e emendaria uma série de canções que figuram, ainda hoje, como fundamentais para a música brasileira. Um tempo de inspiração afiada, que duraria por toda a década de 80. Em seguida, novas mudanças vieram.

Faixas:
1. Ana (Erasmo Carlos/ Roberto Carlos)
2. Uma palavra amiga (Getúlio Côrtes)
3. Vista a roupa meu bem (Erasmo Carlos/ Roberto Carlos)
4. Meu pequeno Cachoeiro (Raul Sampaio)
5. O astronauta (Helena dos Santos/ Édson Ribeiro)
6. Se eu pudesse voltar no tempo (Pedro Paulo/ Luiz Carlos Ismail)
7. Preciso lhe encontrar (Demétrius)
8. Minha senhora (Erasmo Carlos/ Roberto Carlos)
9. Jesus Cristo (Erasmo Carlos/ Roberto Carlos)
10. Pra você (Silvio César)
11. 120… 150… 200Km por hora (Erasmo Carlos/ Roberto Carlos)
12. Maior que o meu amor (Renato Barros)

>> O astronauta (Helena dos Santos/ Édson Ribeiro) por Carlus Campos

Oastronauta

About the Author

Marcos Sampaio

Jornalista formado pela Universidade de Fortaleza e observador curioso da produção musical brasileira. Colecionador de discos e biografias. Admirador das grandes vozes brasileiras.

View All Articles