image003Nome mais incensado da cena pop baiana, Ivete Sangalo lança no dia 6 de maio mais um trabalho ao vivo. Gravado no Estádio da Fonte Nova, em Salvador, o show reuniu 40 mil fãs para celebrar os 20 anos de carreira da diva do axé. A produção de Multishow Ao Vivo Ivete Sangalo 20 anos, mais uma vez, é luxuosa e conta com direção de vídeo de Nick Wickham (Madonna, Beyoncé). Por outro lado, implicitamente, revela o caminho decadente da tal axé music. Há anos, sem apresentar hits que resistam até depois do Carnaval, a música pop baiana só faz sentido quando está no palco. Por isso, Ivete, em apenas 15 anos de carreira solo, já lançou sete DVDs. Dois deles, inclusive, tentaram apresentar uma falsa opulência artística e foram gravados do Maracanã (2007) e no Madison Square Garden (2010).

Como era de se esperar, o passo seguinte seria voltar ao Brasil, a Salvador e aos shows que ela já vinha fazendo e muito bem. Depois de Nova Iorque, o sucesso internacional não aconteceu, apesar dos esforços de “amigas” como Beyoncé e Shakira. Justiça seja feita, a baiana tem voz bonita e uma simpatia contagiante. O grande porém está no repertório pobre feito por baladas açucaras e ritmos festeiros facilmente esquecíveis. Em resumo, certamente, Ivete Sangalo tem muito o que comemorar nesses 20 anos de carreira e este novo Multishow Ao Vivo vai garantir muitos sorrisos entre os fãs brasileiros. Mas não vai passar disso.

About the Author

Marcos Sampaio

Jornalista formado pela Universidade de Fortaleza e observador curioso da produção musical brasileira. Colecionador de discos e biografias. Admirador das grandes vozes brasileiras.

View All Articles