a-capa-do-novissimo-dvd-de-caetano-veloso-em-parceria-com-o-multishow-abJá está decidido. Caetano Veloso vai mandar um abraçaço para seus amigos de palco e encerrar a banda Cê. Formado pouco antes de 2006 por Pedro Sá (guitarra), Marcelo Callado (bateria) e Ricardo Dias Gomes (baixo), o trio de jovens músicos brasileiros acompanhou o mestre baiano em três discos de estúdio e outros três ao vivo. O último dessa leva foi Multishow Ao Vivo Abraçaço, lançado há pouco em CD e DVD pela Universal.

Baseado no disco Abraçaço, de 2012, o show segue a linha minimalista, indie e quase roqueira que pautou o som de Caetano junto com a banda. É fato que a “era Banda Cê” não fez o sucesso merecido e encerra como um dos períodos mais impopulares do compositor. Mas, por isso mesmo, é curioso o quanto ele buscou aproveitar a parceria com o trio, se estendendo por seis trabalhos e influenciando Recanto, de Gal Costa.

De violão em punho e cada vez mais dono do palco, Caetano Veloso testou limites das suas composições e da sua plateia. Em alguns momentos, foi melancólico, tristonho, recluso. Em outros, cantou para fora, como se fosse um ídolo teen ou fizesse parte de uma dessas bandas que pouca gente ouviu falar. E o resultado? É muito bom, mas para muito poucos.

Se cantasse somente para a plateia, o baiano deixaria de lado, daqui pra frente, todo o repertório dos seus últimos três discos e se sentaria confortavelmente sobre uma “fonte de mel com olhos de gueixa”. Mas não é assim que a banda toca e ele corre para mostrar que Quando o galo cantou, Funk melódico e Um comunista podem fazer frente com Alguém cantando, Eclipse oculto (um ponto alto do show) e Você não entende.

Acho pouco provável que a Banda Cê deixe saudade em boa parte dos fãs de Caetano Veloso. Mas nada impede que ela volte a tocar junto num futuro próximo.

Veja as faixas de Multishow Ao Vivo Abraçaço:
1. A Bossa Nova é foda
2. Lindeza
3. Quando o galo cantou
4. Um abraçaço
5. Parabéns
6. Homem
7. Um comunista
8. Triste Bahia
9. Estou triste
10. Odeio
11. Escapulário
12. Funk melódico
13. Alguém cantando
14. Quero ser justo
15. Eclipse oculto
16. Mãe
17. De noite na cama
18. O império da lei
19. Reconvexo
20. Você não Entende nada
21. Gayana
22. Vinco
23. A luz de Tieta
24. Outro

About the Author

Marcos Sampaio

Jornalista formado pela Universidade de Fortaleza e observador curioso da produção musical brasileira. Colecionador de discos e biografias. Admirador das grandes vozes brasileiras.

View All Articles