TheWho_QuadroLiveInLondon_CDEntre 2012 e 2013, Roger Daltrey e Pete Townshend se re-reuniram para mais uma turnê com o repertório épico do The Who. Caça níquel? Sim, e muito, mas com um motivo muito justo. A razão era comemorar os 40 anos do lendário álbum Quadrophenia. Ópera-rock que conta a história de Jimmy, um garoto de quádrupla personalidade (cada uma se referindo a um membro da banda), o disco tornou uma das pedras fundamentais da música pop e, ainda hoje, é celebrado nos quatro cantos do mundo.

É claro que a turnê que se mostrou em 2012-13 estava longe da performance original de 40 anos antes. Sem o endiabrado Keith Moon na bateria (falecido em 1978) e seu parceiro de cozinha John Entwistle (falecido em 2002), coube a Daltrey e Townshend reunir uma nova (e enorme) turma para refazer o som grandioso de uma das bandas mais arrasadoras da história do rock. O show foi registrado em CD e DVD e, agora, está sendo lançado pela Universal.

O som ainda é destruição pura, vigor do começo ao fim. Mas sempre com aquela sensação de “naquela época…” A performance, com Quadrophenia sendo interpretado na sequencia original, foi gravada ao vivo em Londres e ganhou também faixas de outros discos antológicos como Tommy (Pimball Wizard) e Who’s next (Baba O’Riley). Vale o registro e a possibilidade de atrair novos ouvintes. Mas, quem conhece o The Who de outros tempos, essa nova edição soa capenga.

About the Author

Marcos Sampaio

Jornalista formado pela Universidade de Fortaleza e observador curioso da produção musical brasileira. Colecionador de discos e biografias. Admirador das grandes vozes brasileiras.

View All Articles