Interlude CoverReconhecido por suas performances endiabradas sobre o piano, Jamie Cullum sempre me pareceu como um filme de natal, daqueles com neve e crianças sorridentes. Muito simpático e agradável, mas pouco profundo. Mais para entretenimento do que qualquer outra coisa. O disco que ele acaba de lançar busca afastar essa imagem e chega bem perto do seu intento.

Oitavo lançamento de uma carreira iniciada com Heard it all before (1999) e amplificada com Twentysomething (2003), Interlude foi feito à moda antiga, com todos os músicos juntos no estúdio. O disco lançado pela Universal vem a reboque do programa que o inglês de 35 anos apresenta na rádio BBC, apenas com grandes momentos do jazz. Daí esse interesse por fazer as coisas como faziam as lendas do tamanho de Chet baker ou Billie Holiday.

No repertório, Interlude traz algumas grandes canções em interpretações que vão agradar os ouvintes de jazz radiofônico, aquele menos voltado para os fãs mais ardorosos. Cullum é um bom pianista, mas que ainda deixa as performances se sobressaírem. Aqui, é a canção que fala mais alto. A voz rouca também convence em standards apaixonados como My one and only love e Good morning heartache, esta dividida com a belíssima Laura Mvula. Outro convidado é o premiado Gregory Porter, que comparece em Don’t let me be misunderstood.

Com poucas obviedades, Interlude também chama a atenção pelas notas dissonantes, improvisos eventuais e arranjos menos comuns. Para quem conhece sucessos de Cullum como aquela agradável versão de Singin’ in the rain que fez a festa das rádios adultas, o novo álbum é um passo adiante, com alguns pequenos toques de ousadia que serão percebidos pelos ouvidos mais atentos. Nada que não possa tocar nas FMs, mas, sim, um disco que transparece maturidade e elegância.

Veja as faixas de Interlude:
1. Interlude
2. Don’t you know
3. The seer’s tower
4. Walkin’
5. Good morning heartache com Laura Mvula
6. Sack o’ woe
7. Don’t let me be misunderstood com Gregory Porter
8. My one and only love
9. Lovesick blues
10. Losing you
11. Out of this world
12. Make someone happy

About the Author

Marcos Sampaio

Jornalista formado pela Universidade de Fortaleza e observador curioso da produção musical brasileira. Colecionador de discos e biografias. Admirador das grandes vozes brasileiras.

View All Articles