FOTO - 03Chegando este fim de semana para um show que promete fazer muito marmanjo chorar, a dupla Sá & Guarabyra vai repassar sua história na turnê acústica Rock Rural – 40 anos de estrada. Nesse percurso, eles matam a saudade do amigo Zé Rodrix, que, lá no início dos 70, formou com eles um trio no estilo Crosby, Stills & Nash. E o clima é esse mesmo, muito folk, baladas estradeiras e alguns sucessos que fizeram fama nas rádios e novelas. Para quem não lembra, segue aí uma seleção particular de 10 canções fundamentais de Sá, Rodrix & Guarabyra. E, pra quem não leu o post anterior (com direito a entrevista com Luis Carlos Sá, o Sá), o show acontece na Caixa Cultural de hoje até domingo.

1. Sobradinho (1977) – Clássico absoluto da dupla, gravado no disco Pirão de peixe com pimenta. Já no título do álbum, fica claro o ideário nacional. Pra cantar junto.

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=WUi38wsiAdQ[/youtube]

2. Dona (1986) – Impossível ouvir isso e não lembrar da poderosa Viúva Porcina, personagem de Regina Duarte em Roque Santeiro. No entanto, na novela, a gravação foi do Roupa Nova. Do disco Harmonia.

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=wsNzUzuA2Kw[/youtube]

3. O pó da estrada (1973) – Mais uma do essencial segundo disco do trio, é prima irmã da Primeira canção da estrada. Pra ouvir dirigindo em direção ao interior.

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=mggILxtBBzQ[/youtube]

4. Mestre Jonas (1973) – Composta a seis mãos, esse rock soul é uma espécie de oração do trio, que aponta contra os conformistas. Do segundo disco do trio, Terra. Vale ainda conhecer a versão dos Mulheres Negras feita para o filme Durval Discos.

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=e-x86iiozsc[/youtube]

5. Zepelim (1972) – Pescada do álbum de estreia do trio, Passado, presente e futuro, esta fanfarra junta a 1ª Grande Guerra e os Beatles numa brincadeira genial.

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=8FFU1ZDYxv0[/youtube]

6. Primeira canção da estrada (1972) – Também do disco de estreia, esta parceria de Sá e Rodrix que resume de forma autêntica o que o som do trio. Clássico.

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=3iINb6IlyxI[/youtube]

7. Verdades e mentiras (1986) – Mais uma feita sob encomenda para a novela Roque Santeiro. Para quem viu o enlace de Porcina e Sinhozinho Malta, é inesquecível.

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=TuYZ7pkEuww[/youtube]

8. Espanhola (1977) – Outra do Pirão de peixe com pimenta. Baladinha apaixonada que fez sucesso em novela e muito casal se emocionar. A parceria aqui é de Guarabyra com Flávio Venturini.

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=Dm0cTxhzkMg[/youtube]

9. Roque Santeiro (1986) – O disco Harmonia tem uma curiosidade: três músicas entraram para a trilha da novela Roque Santeiro e todas fizeram sucesso. O tema feito por encomenda é um dos grandes sucessos da trilha.

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=dlKVvERV_nU[/youtube]

10. Lá vem o bicho (1975) – Baião, blue, funk, soul interiorano. Difícil classificar o som aqui. Mas é bem bacana. Não deve tocar no show, mas deveria.

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=IJIms7y4zBY[/youtube]

11. Ondina – Poconé (1975) – Groove dos bons com os dois pés em Feelin’ alright, pedrada setentista de Joe Cocker. Do disco Cadernos de viagem.

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=0NZcyNeBBQs[/youtube]

12. Sete Marias (1979) – Irmã gêmea do Sobradinho, esse forró retrata bem o olhar sertanejo de Sá & Guarabyra. Fez algum sucesso no rádio. Do disco Quatro.

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=LS7twGwGXX4[/youtube]

13. Blue Riviera (1973) – Também do disco Terra, um blues maravilhoso cantado por Rodrix. O tema da canção é um dos preferidos do carioca: o tempo e as gerações.

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=YS4oeiZiK18[/youtube]

14. Os anos 60 (1973) – Mais uma do segundo disco. Sei nem o que dizer. É muito boa. Menos de dois minutos pra dizer muito sobre o passar do tempo.

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=LWxIIrEQW_I[/youtube]

15. Casa no campo – Lançada em 1972 por Elis Regina, virou o manifesto do rock rural. Quatro anos depois, foi a vez do autor Zé Rodrix registrar no disco Soy latino americano. A parceria é com o mineiro Tavito.

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=uJ3lAVDHqYQ[/youtube]

About the Author

Marcos Sampaio

Jornalista formado pela Universidade de Fortaleza e observador curioso da produção musical brasileira. Colecionador de discos e biografias. Admirador das grandes vozes brasileiras.

View All Articles