IMG_1749Se, historicamente, o bandolim serviu como peça para obras eruditas, no Brasil, seu som ficou mais ligado ao chorinho. O instrumento de tons agudos e toque acelerado até seu sobrenome a um dos grandes chorões do País, o inesquecível Jacob do Bandolim (1918 – 1969). No entanto, um outro mestre brasileiro decidiu explorar novos caminhos para esse instrumento.

Na turnê Pelo Brasil, Hamilton de Holanda prova que seu bandolim pode caber em estilos bem diferentes, como o samba, o forró e o chamamé, gênero típico do sul do País. “Esse projeto nasceu de uma vontade de fazer algo bacana inspirado na cultura popular”, explica, por telefone, o músico carioca que vai encerrar a programação deste domingo no Cineteatro São Luiz. Antes dele, às 10h, tem a transmissão ao vivo do programa Brasileirinho para a rádio Universitária e, às 16h, tem rodas de choro na Praça do Ferreira.

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=aRyp32bKhqY[/youtube]

Para o show, Hamilton compôs 14 músicas inéditas que ele apresenta sozinho no palco, cercado apenas de projeções e alguns sons de natureza. “É a primeira vez que faço uma turnê de bandolim solo e saio de coração cheio de ver as pessoas satisfeitas”, comemora o artista que fez história ao mandar produzir um bandolim de 10 cordas, duas a mais que o comum, para que pudesse explorar mais sons. “Pedi ao luthier que usasse madeira barata, já que podia não dar certo”.

Pelo Brasil começou em 2014, com 12 ensaios abertos em cinco cidades. Patrocinado pela Petrobrás, o projeto chega agora à segunda etapa com 15 shows em 12 estados. “É um panorama do Brasil. A dificuldade maior é reconhecer a quantidade de coisas que o País está fazendo. Mas, como eu nasci no Rio, cresci em Brasília, tenho pais pernambucanos, convivi com vizinhos de vários estados, acabei convivendo com maracatu, frevo, choro, samba”, elenca Hamilton que, a seguir, pretende transformar a turnê em disco e DVD. A propósito: este será o terceiro ou quarto lançamento com seu nome para este ano. Nem ele sabe contar direito quantos são. “Compor é diariamente. Todo dia faço uma coisinha. Agora mesmo, subi uma escada e campus uma coisinha. O que dá para lançar eu lanço, o que não dá eu guardo. Tem coisa que eu faço e fica (pronto) para sempre, outras grava e depois eu vejo”.

Serviço:
Pelo Brasil – Hamilton de Holanda
Quando: amanhã, 20, a partir de 10h
Onde: Cineteatro São Luiz (Rua Major Facundo, 500 – Centro)
Quanto: R$ 20 (meia) e R$ 40 (inteira)
Telefone: 98799 1723

About the Author

Marcos Sampaio

Jornalista formado pela Universidade de Fortaleza e observador curioso da produção musical brasileira. Colecionador de discos e biografias. Admirador das grandes vozes brasileiras.

View All Articles