PAULINHO-PEDRA-AZUL-EM-UBERLÂNDIAHá 33 anos, o compositor Paulo Hugo Morais Sobrinho lançou um disco que falava sobre sua vida e sua terra. Jardim da Fantasia era um trabalho autoral, com espaço para algumas interpretações de composições alheias, mas que ganharam muito com sua interpretação melodiosa e afinada. Era a estreia de Paulinho Pedra Azul, músico que chega este fim de semana a Fortaleza para comemorar 60 anos de uma vida dedicada à música brasileira independente.

Natural de Pedra Azul, município localizado no Vale do Jequitinhonha, no nordeste de Minas Gerais, Paulinho Pedra Azul começou a carreira ainda adolescente, com o conjunto The Giants, fazendo cover de Beatles, Roberto Carlos, The Fevers e outros. Em seguida, participou de vários festivais pelo interior de Minas. Depois de estabelecer em São Paulo, lançou Jardim da Fantasia e fez sucesso com faixas como Bem-te-vi, Ave cantadeira, Cantar e outras.

“Esse disco foi marcante mesmo na minha vida. Recebeu prêmios, foi escolhido como disco do ano, teve participação do Wagner Tiso em boa parte dos arranjos, além da (cantora) Diana Pequeno, do (violinista) Heraldo do Monte”, relembra Paulinho em entrevista por telefone. Jardim da Fantasia acabou sendo o único trabalho dele lançado por uma grande gravadora, a RCA. “Foi o último disco onde entraram 20 cordas da Orquestra Sinfônica de São Paulo. Depois passaram a usar os teclados”, acrescenta sobre o álbum que ainda se mantém em catálogo, apesar dos humores da indústria fonográfica.

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=zkMGi36Mmpw[/youtube]

Certamente, boa parte do repertório de Jardim da Fantasia estará presente no show que o mineiro traz a Fortaleza neste fim de semana. No entanto, ele pretende acrescentar outras faixas que foram apresentadas nos mais de 20 discos lançados ao longo de mais de quase 40 anos de carreira. “Eu só escolho a primeira música, que é de acordo com o local do show, da plateia. As outras vão surgindo na hora”, explica Paulinho, que ainda deve voltar ao início da carreira relembrando aqueles artistas que ele interpretava em bailes.

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=l0VSlL1fEGw[/youtube]

O show de Fortaleza faz parte de uma turnê que passa por 60 cidades brasileiras, algo que Paulinho Pedra Azul criou para marcar seu aniversário. Em cada parada, ele convida amigos e parceiros para se juntar no palco. “É um projeto particular, emocional”, define sem querer adiantar os convidados do show de Fortaleza. Como artista independente, essas viagens também ajudam a vender os discos que ele faz, mas não tem apoio de gravadora para distribuir. “Como viajo muito, acabo vendendo razoavelmente bem. Tem discos que venderam 30 mil cópias por conta disso”, comemora avisando que mais um trabalho está vindo. Trata-se do primeiro DVD da carreira, gravado ao vivo com as participações de Padre Fábio de Melo e Rogério Flausino (Jota Quest). Além deste, outro projeto que marca esses 60 anos de vida é uma trilogia em CD reunindo 60 gravações que ele fez como convidado especial em discos de amigos.

Serviço:
Paulinho Pedra Azul ­ 60 anos
Quando: hoje, 6, às 20 horas
Onde: Cineteatro São Luiz (Rua Major Facundo, 500 – Centro)
Quanto: R$ 50 (meia) e R$ 25 (inteira)
Telefone: 98799 1723

About the Author

Marcos Sampaio

Jornalista formado pela Universidade de Fortaleza e observador curioso da produção musical brasileira. Colecionador de discos e biografias. Admirador das grandes vozes brasileiras.

View All Articles