Por Isabel Costa (isabelcosta@opovo.com.br)

foto3

Mariana Aydar retorna a Fortaleza para mostrar que outro samba existe. De hoje até domingo, a cantora paulista apresenta seu mais recente álbum – Pedaço duma Asa – em quatro apresentações na Caixa Cultural Fortaleza. O disco é uma parceria com o compositor e artista visual Nuno Ramos, com quem Mariana mantém contato desde 2007. A relação não foi apenas de gravar, mas de um diálogo amplo entre os dois que fez nascer uma obra consistente.

“O trabalho começou no palco, foi para o estúdio e está voltando para o palco”, aponta a cantora por telefone. No espetáculo, que foi intitulado Sol – Mariana canta Nuno, ela apresenta as canções do álbum que passou por processo de curadoria afetivo. “Ele enviou mais de 70 canções em fitas cassete. Foi uma escolha afetiva da minha parte mesmo. Algumas músicas eu já conhecia e tinha vontade de gravar. E tem Poeira, uma canção-poesia bastante especial que Nuno fez como a mãe dele falando para ele logo após morrer”, comenta. É apenas nesta canção que Mariana participa como compositora.

O viés maternal, explica a cantora, é uma das marcas mais constantes do álbum. Pouco antes da produção ser iniciada, a mãe de Nuno morreu. Mariana, ao gravar o disco, por sua vez, teve a presença atenta da primeira filha, a menina Brisa. “O estudio fica na minha casa e ela via os ensaios. Eu pude estar perto dela, sentir a presença dela. E ela ter nascido e me transformado em uma mãe mudou a minha relação com o mundo e com a música. Tem um olhar muito feminino e muito materno nesse trabalho”, ponta a cantora.

Mariana Aydar já havia gravado canções de Nuno em discos anteriormente. Também participou da sonorização de Bandeira Branca – instalação do artista visual que ficou famosa durante a 29ª Bienal de São Paulo por manter urubus em cativeiro. A cantora emprestou a voz para a música Carcará. À época, houve repercussão e repúdio pela utilização dos animais. Pedaço duma Asa é o quarto álbum da carreira de Mariana, que já trabalhou com Daniela Mercury e Seu Jorge.

Serviço:
Onde: Caixa Cultural Fortaleza (av. Pessoa Anta, 287 – Praia de Iracema)
Quando: hoje, às 20 horas, no sábado, às 21 horas, e no domingo, às 17 horas e 19 horas
Quanto: R$ 20 (inteira) / R$ 10 (meia)
Classificação indicativa dez anos
Outras info: 3453 2770

About the Author

Marcos Sampaio

Jornalista formado pela Universidade de Fortaleza e observador curioso da produção musical brasileira. Colecionador de discos e biografias. Admirador das grandes vozes brasileiras.

View All Articles