Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Desde que Bob Marley deu o tom, lá pelos idos dos anos 1960, muita gente no mundo todo seguiu o ritmo do reggae. No Brasil, muitos foram os seguidores do mestre jamaicano, de Gilberto Gil a Paralamas do Sucesso. Ainda por aqui, nos anos 1990, a banda que virou sinônimo de reggae foi o Cidade Negra, que volta a Fortaleza para única apresentação esta noite.

Com o Toni Garrido de volta aos vocais, o trio da Baixada Fluminense conta ainda com Bino Farias no baixo e Lazão na bateria. Hoje eles contam 30 anos do primeiro show, realizado no Teatro Arcadia, em Belford Roxo, na época com Ras Bernardo nos vocais (no lugar de Garrido) e Da Gama na guitarra. Essa formação chegou a lançar dois discos que tinham o discurso político bem contundente e um som mais voltado para as raízes do estilo jamaicano.

[youtube]https://youtu.be/UzHoLzs8rGM[/youtube]

Em 1994, com a chegada de Toni Garrido, o Cidade Negra assume sua veia pop e lança o explosivo Sobre Todas as Forças. A crítica social permaneceu forte, a sonoridade ganhou acento pop e tomou conta das rádios. A Sombra da Maldade, Pensamento, Onde Você Mora viraram hits imediatos, ainda hoje obrigatórios nas apresentações da banda. A eles, ao longo dos 10 discos seguintes, se somaram outros sucessos obrigatórios como O Erê, Firmamento, A Estrada e Podes Crer.

[youtube]https://youtu.be/dgjYeHTtfdo[/youtube]

Em 2008, Toni deixou a banda e se dividiu entre uma breve carreira solo e trabalhos como ator. Ele chegou a assinar o álbum Todo Meu Canto (2009), onde explorava outros sons como o soul e o funk, além reggae, claro. Por dois anos, o cantor Alexandre Nassau assumiu os vocais do Cidade Negra. Com o retorno de Garrido, a banda retomou sua popularidade e lançou o disco Hey! Afro, com composições próprias e regravações alheias como o clássico Somewhere Over The Rainbow.

Serviço:
Cidade Negra
Quando: hoje, às 22 horas
Onde: Mucuripe Music (Av. Santos Dumont, 5420 – Papicu).
Quanto: R$50 (salão) e R$70 (camarote). À venda Lez a Lez Fortaleza, Loja do Siriguella e no local
Informações: 3034 2447

About the Author

Mariana Amorim

Jornalista, apaixonada por comunicação e envolvida com música! Acha que uma bela canção pode mudar o mundo. Coleciona livros, discos de vinil, imãs de geladeira e blocos de anotação. Apaixonada pelos garotos de Liverpool e pelo rapaz latino-americano.

View All Articles