IMG_8921

Resumida durante muitos anos às vitrolas dos colecionadores mais atentos e a pequenos espaços de Fortaleza, a música cearense parece ter encontrado seu lugar ideal. Juntando a vocação boêmia ao público curioso para ouvir canções que marcaram a história local, o Cantinho do Frango vem recebendo, semanalmente, nomes que marcaram nossa música em diversas gerações.

O próximo a ocupar esse espaço é o cantor e compositor Lúcio Ricardo, que apresenta hoje o segundo disco lançado numa carreira de quase 40 anos. Notas da Memória é um tributo reúne 13 composições de Joaquim Ernesto (melodias) e Silvio Barreira (letras) em gravações inéditas que contam com instrumentistas do quilate de Adelson Viana (acordeom), Tarcísio Sardinha (violão e arranjos), Bob Mesquita (sopros), Mimi Rocha (guitarra) e outros. Alguns deles, inclusive, participam do show de lançamento.

Lúcio conheceu Joaquim Ernesto por volta do ano 2000, quando este estava à frente do Cais Bar. Famoso reduto boêmio da Praia de Iracema, a casa fez história, inclusive, pela música. “Lá foi um dos primeiros locais a respeitar o artista local”, avalia Lúcio que, ao longo da carreira, interpretou diversas canções de Joaquim e Silvio. “São parcerias que já renderam muitos prêmios em festivais”, destaca elencando alguns marcos desse encontro.

Cidades, por exemplo, ganhou o prêmio Aclamação nos festivais de Barbalha e da Meruoca. Já a faixa Tarde Qualquer ficou entre as 10 finalistas (entre mais de 3 mil inscritos, segundo as contas de Lúcio) no Festival da Canção de Boa Esperança (minas Gerais). “As músicas (do disco) foram todas testadas em shows e festivais”, lembra o intérprete que, no disco, passeia por blues, rock, canção francesa e MPB.

Depois de Lúcio Ricardo, outro cearense tem show agendado para o Cantinho do Frango neste fim de semana. No domingo, às 18 horas, Rodger Rogério interpreta ao vivo as canções do disco Chão Sagrado. Lançado na primeira metade dos anos 1970, o álbum reuniu as vozes de Rodger e Teti em canções como Beco da Noite, Bye Bye Baião e Retrato Marrom. No show, o compositor divide o palco com Mimi Rocha, Cristiano Pinho e Édson Távora.

Serviço:
Lúcio Ricardo – Notas da Memória
Quando: hoje, 20, às 18 horas
Onde: Cantinho do frango (Rua Torres Câmara, 71 – Aldeota)
Entrada gratuita
Telefone: 3224 6112

About the Author

Marcos Sampaio

Jornalista formado pela Universidade de Fortaleza e observador curioso da produção musical brasileira. Colecionador de discos e biografias. Admirador das grandes vozes brasileiras.

View All Articles