Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Por: Isabel Costa (isabelcosta@opovo.com.br)

Começa nesta sexta-feira, 2, a primeira edição do Festival Sinfonia.Br – evento que visa popularizar a música erudita e conectar os cearenses interessados no assunto. A programação é totalmente gratuita e segue até o domingo, 4, com oficinas, shows, debates e mostras. Será feito, ainda, o lançamento da Orquestra Contemporânea Brasileira.

Adriano Martins, coordenador do festival e maestro, explica que a programação foi proposta a partir de demandas do Sistema Brasileiro de Bandas e Orquestras. Sediado em Fortaleza, o conglomerado de artistas desenvolve ações formativas voltadas para estudantes de instituições que trabalham com música – além de concertos e concursos.

“Quando falamos de música clássica, a repercussão tem mudado no Ceará. Novas pessoas estão se interessando. Algumas orquestras, além de executar o tradicional, tem investido em shows temáticos de rock e novos públicos se agregaram. É uma forma de popularizar, criar plateia e disseminar essa cultura”, explica Adriano Martins.

O evento começa hoje, às 9 horas, com solenidade de abertura na Secult (rua Major Facundo, 500 – Centro). A tarde será dedicada a oficinas de Práticas de Percussão Corporal e de Abordagens metodológicas para o ensino coletivo de cordas friccionadas. Durante a noite serão realizadas apresentações da Orquestra Jacques Klein, às 18h30min, e da Orquestra de Sopros de Pindoretama, às 20 horas, no palco principal do Cineteatro São Luiz.

No sábado, a programação começa às 14 horas com oficinas e também segue até a noite. Poderão ser vistos shows do Trio Nepomuceno, da Camerata de Cordas da UFC e da Banda Sinfônica da UFC. No domingo, último dia de festival, acontece o lançamento da Orquestra Contemporânea Brasileira, às 18 horas, no Cineteatro São Luiz.

 

SERVIÇO

Festival Sinfonia.Br

Quando: de hoje, 2, a domingo, 4

Onde: Secult e Cineteatro São Luiz (rua Major Facundo, 500 – Centro)

Inscrições e informações: www.sinfoniabr.org

Entrada gratuita

About the Author

Mariana Amorim

Jornalista, apaixonada por comunicação e envolvida com música! Acha que uma bela canção pode mudar o mundo. Coleciona livros, discos de vinil, imãs de geladeira e blocos de anotação. Apaixonada pelos garotos de Liverpool e pelo rapaz latino-americano.

View All Articles