Foi na sabedoria alagoana, do mestre Hermeto Pascoal, que o jovem cearense Pedro Frota encontrou inspiração para compor Influência. O trabalho, lançado em 2014, volta aos palcos neste sábado, 12, em uma apresentação gratuita, às 20h, no Anfiteatro Dragão do Mar. O show, dentro do projeto Polifonias, traz um apanhado de composições autorais que resultaram de um processo criativo, intimista e livre.  Antes dele, quem toca é o cearense Caio Castelo, com o show Dois Olhos, baseado em seu segundo disco.

“É um grupo de canções que compus em um determinado período e que se conectam”, explica o jovem em entrevista ao DISCOGRAFIA. Pedro, que é cantor e violonista, diz que se descobriu compositor no impulso de criar.

O envolvimento com a música começou ainda na infância. “Quando pequeno,  costumava improvisar melodias, às vezes com pedaços de letras. Depois, com a adolescência e já tocando violão, me aventurava em compor canções, mas sem assumir uma identidade própria. Porém, apenas na idade adulta, comecei a realmente me aceitar como músico e compositor e assim iniciar um trabalho mais significativo para mim”, explica.

A música de Pedro é leve. A sonoridade passeia do samba ao jazz. Letra e melodia conversam. É simples e agradável aos ouvidos. “É um processo orgânico”, comenta Pedro quando questiono sobre o processo de criação. “A letra é inspirada pela melodia e escrita de uma forma livre e espontânea. Gosto de tentar entender o que aquela melodia quer me dizer e escrever isso de uma maneira simples e poética “, completa.

Para este sábado, Pedro se apresenta junto a um trio de piano, baixo e bateria, sob a direção musical do pianista Thiago Almeida. Influencia é um show de “movimento”. Segundo o compositor, as melodias trazem diversas possibilidades de sensações. O espetáculo ainda conta com trilhas previamente gravadas interligando algumas canções, uma espécie de trilha sonora.

“Conheci o Thiago através de um amigo músico em comum. Fomos nos interessando pelo trabalho um do outro e nos tornando amigos. A parceria de consolidou após a gravação da minha composição Influência do samba, que o Thiago fez o arranjo. Desde então ele vem fazendo os arranjos das minhas composições e a direção musical dos dois shows”.

É que Influencia também tem uma versão solo, onde Pedro se apresenta apenas com voz e violão.  “O show solo surgiu posteriormente, da vontade de apresentar essas canções nessa formação clássica da música popular brasileira. O formato mais intimista  e os arranjos mais minimalistas expõem as canções evidenciando bastante melodias e letras”, salienta Pedro.

Para quem for ao Anfiteatro este sábado, Pedro promete muito “frescor”. Canções que remetem ao universo familiar da música popular brasileira. “E todo mundo vivendo aquele momento com muito prazer, somando energias com o público para compor o espetáculo” , finaliza.

Serviço:
Polifonias com Caio Castelo e Pedro Frota
Quando: hoje, 12, às 20 horas
Onde: Anfiteatro do Dragão (Rua Dragão do Mar, 81 – Praia de Iracema)
Gratuito

About the Author

Mariana Amorim

Jornalista, apaixonada por comunicação e envolvida com música! Acha que uma bela canção pode mudar o mundo. Coleciona livros, discos de vinil, imãs de geladeira e blocos de anotação. Apaixonada pelos garotos de Liverpool e pelo rapaz latino-americano.

View All Articles