Cena do filme “Quase Famosos”, em cartaz na Semana do Rock do CCBNB

O Centro Cultural BNB abre hoje uma programação alusiva ao Dia do Rock. Serão três dias seguidos de atividades variadas voltadas para ouvir, discutir e analisar o estilo musical que, desde os anos 1950, vem se recriando e se misturando a outros ritmos. Além dos músicos, a programação reúne pessoas voltadas para o marketing, a moda, a psicologia e outras áreas. Tem ainda stands de venda de livros e instrumentos. A abertura acontece hoje, às 10h30min, com exibição do filme Hair (1979), seguido do show de Marcelo Justa; da vivência teatral Como O Rock lhe toca?, com o psicólogo João Alfredo Boni de Meirelles; de debate sobre os significados sociais e culturais do rock; de workshop sobre contrabaixo, com Alan Kardec; e encerra com show de Gerard Presley, que, há 18 anos, trabalha como cover de Elvis.

Confira a programação completa:
Dia 12\07
10h30 (Sala 01) – Filme. Hair: produção de 1979. Direção: Milos Forman. Elenco: John Savage, Treat Williams e Beverly D´Angelo. A película conta a história de um jovem do interior dos Estados Unidos convocado para a Guerra do Vietnã, que chega a Nova York para apresentar-se ao exército e se torna amigo de um grupo de hippies da cidade, adeptos do pacifismo e contrários à guerra.
12h30 (Galeria) – Música. Programa Cardápio Musical, com Marcelo Justa. Guitarrista, violonista, cantor e compositor cearense. É autor de jingles e já tocou com artistas como Beto Guedes e Overtrio. Atualmente, se apresenta com o trio instrumental Caixa de Som.
14h (Sala 02) – Teatro. Programa Rock em Cena: uma vivência teatral. Tema: Como o Rock lhe toca? Com João Alfredo Boni de Meirelles: psicólogo, psicoterapeuta clínico com formação em Psicodrama, Sociodrama, Gestalt Terapia, Terapia Familiar e Comunitária.
16h15 (Sala 01) – Debate. Tema: O Rock e os seus significados sociais/culturais. Com Cleyton Monte: Doutor em Sociologia (UFC) e professor da Faculdade Cearense. Mediação: Carlinhos Perdigão (arte-educador).
17h30 (Sala 03) – Workshop. “O Rock´n´Roll e o Contrabaixo”, com Alan Kardec. Multi-instrumentista, já tocou com bandas como Trem do Futuro.
18h45 (Palco) – Música. Gerard Presley e Banda.

Dia 13\07
10h30 (Sala 02) – Teatro. Programa Rock em Cena: uma vivência teatral. Tema: Como o Rock lhe toca? Com João Alfredo Boni de Meirelles: psicólogo, psicoterapeuta clínico com formação em Psicodrama, Sociodrama, Gestalt Terapia, Terapia Familiar e Comunitária.
12h30 (Galeria) – Música. Programa Cardápio Musical, com Cláudio Oliveira. Guitarrista, cantor e compositor cearense ligado ao blues e ao rock.
13h45 (Sala 02) – Workshop. “A Voz no Rock”, com Fets Dômino, vocalista de bandas como Vucani, Bluesnake, Odissey.
15h (Sala 03) – Workshop. “A Guitarra no Rock”, com Abraham Paiva.
Músico profissional há mais de 20 anos, é guitarrista de bandas como Zero85 e Zeppelin-Blues, além de tocar com artistas como Jord Guedes, Paulo Façanha, Valerie Mesquita e David Duarte.
16h15 (Sala 01) – Debate. Tema: O Rock e a Moda, com Graça Cabral.
Sócia-fundadora e atualmente diretora de comunicação do São Paulo Fashion Week. Foi vice-presidente do Instituto Nacional de Moda e Design (INMOD). Atua também como consultora e mentora em projetos de aceleração de micros e pequenas empresas em todo o Brasil.
Mediação: Diego Gregório, assessor de comunicação, stylist e editor do blog de moda Homem Etc. do jornal O POVO, e Carlinhos Perdigão, músico e arte-educador.
17h30 (Sala 02) – Debate. Tema: Os percursos do Rock no Brasil, com Renato Ângelo. Mestre em Políticas Públicas (UECE) e professor da Faculdade Cearense.
Mediação: Katiusha de Moraes – produtora cultural, escritora, especialista em Teorias da Comunicação, mestra e doutoranda em Linguística Computacional (UFC).
18h45 (Palco) – Música. Banda O Verbo.

Dia 14\07
12h30 (Sala 01) – Filme. Cardápio Musical: exibição do filme do show da cantora Cássia Eller no Festival Rock in Rio, em janeiro de 2001.
13h45 (Sala 01) – Filme. Quase Famosos, de 2001. Direção: Cameron Crowe. Elenco: Patrick Fugit, Billy Cruddup, Kate Hudson e Frances McDormand. O longa, baseado na vida pessoal do diretor, versa sobre um rapaz de 15 anos, aspirante a jornalista, e que consegue trabalho na revista Rolling Stone. Ele terá que acompanhar o grupo fictício Stillwater em sua primeira excursão nos Estados Unidos.
16h (Sala 01) – Debate. Tema: A economia criativa, o mercado e a estética no Rock, com Graça Cabral (sócia-fundadora e diretora de comunicação do São Paulo Fashion Week) e Sérgio Costa (sociólogo e publicitário, trabalha na agência Being Marketing e é guitarrista da Lowelldive).
Mediação: Carlinhos Perdigão – músico e arte-educador.
17h45 (Sala 03) – Workshop. O Rock´n´Roll e a Bateria, com Aristides Cavalcante. Arte-educador, pós-graduado em Música (UECE), instrumentista com experiência internacional, tendo tocado nos EUA e na Europa.
19h (Palco) – Música. Banda Rubber Soul.
20h15 (Palco) – Música. Banda Renegados.

About the Author

Marcos Sampaio

Jornalista formado pela Universidade de Fortaleza e observador curioso da produção musical brasileira. Colecionador de discos e biografias. Admirador das grandes vozes brasileiras.

View All Articles